Bertotti mostra na China potencial de PE na produção de energia limpa

O Governo de Pernambuco redobrou os esforços para alavancar investimentos e parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável junto à China. Em viagem à Xangai, capital financeira do país asiático, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, abriu dia 27, o “Seminário sobre a Promoção Comercial para o Brasil 2019”, destacando o potencial de Pernambuco e do Nordeste na área de geração de energias limpas, bem como o interesse de expandir esses projetos.  

Bertotti mostra na China potencial do estado na produção de energias limpas - Divulgação

“Apesar da expressiva relação existente entre os dois países, o potencial de cooperação dos estados do Nordeste com a China não foi completamente explorado. O setor energético, que se destaca entre os investimentos chineses no Brasil, configura-se como uma grande oportunidade. Pernambuco, como outros estados do Nordeste, tem uma imensa vocação para produzir energias limpas, tanto eólica quanto solar, e queremos expandir esses projetos”, disse Berottti, no evento promovido pelo Ministério do Comércio da República Popular da China, ressaltando que o desenvolvimento sustentável do estado passa pela existência de uma matriz limpa. Bertotti é dirigente do PCdoB em Pernambuco.

Comemorando 45 anos de relações diplomáticas com o Brasil, o governo chinês também demonstra interesse em incrementar esse relacionamento. “A cooperação sino-brasileira possui fortes complementariedades. Acredito que o seminário vai para além de servir como uma boa oportunidade para aprendizagem mútua e mais intercâmbio. Ele vai construir entre nós uma ponte de amizade, abrindo um novo caminho para a China e o Brasil intensificarem os intercâmbios e aprofundarem a cooperação”, disse Flàng Méng, representante da Comissão Municipal de Comércio de Xangai.


Encontro com Quin Liping, vice-governadora do Distrito de Xuhui / Divulgação

Agendas corporativas

Ao todo, foram convidadas a participar do seminário 25 pessoas, entre representantes de governos estaduais, empresas, instituições e consultorias da região Nordeste (Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, entre outros estados). A delegação pernambucana ocupa uma posição privilegiada, com quase metade das vagas. O evento inclui uma série de agendas corporativas, com palestras, reuniões e visitas a empresas, nas cidades de Xangai, além de Hangzhou, Jinhua e Yiwu, na província de Zhejia ng. A programação é intensa e se estende por mais 14 dias.


Delegação inclui representantes de governos estaduais e iniciativa privada/Divulgação

Esse estreitamento das relações comerciais conta com o apoio da Escola de Comércio de Xangai, instituição de ensino superior que promove o seminário e formações sobre comércio internacional para estrangeiros. Para Hè Ying, vice-reitora da instituição, o evento vai melhorar a comunicação e até ajudar a traçar rumos visando a complementariedade entre os dois países. “A China e o Brasil são países do BRICs e tem uma cooperação econômica muito estreita. A cidade de Xangai pode ser uma janela de oportunidades única. Em 2015, foi criado o Banco de Desenvolvimento do BRICs, com sede em Xangai, e isto é um suporte financeiro muito importante para o desenvolvimento dos dois países”, colocou.

Energia limpa

O convite para o evento surgiu após um encontro sobre mudanças do clima e energias renováveis, realizado pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Infraestrutura e Recursos Hídricos, Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Consulado Geral da China no Recife, no mês de abril deste ano. O gigante asiático está entre os maiores produtores e consumidores de energia do mundo. Apesar de ser o maior emissor de Gases do Efeito Estufa, sendo o carvão a principal fonte energética, o país asiático é um dos que mais investe em energia limpa no planeta. Hoje, ele tem a maior capacidade instalada de energia eólica e exporta painéis fotovoltaicos para todo o mundo.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE)