PC Colombiano e UP: O futuro da Colômbia não pode ser a guerra

O Partido Comunista Colombiano e a União Patriótica assinaram, nesta quinta-feira (29), uma declaração conjunta diante do anúncio, feito no mesmo dia “por um grupo de ex-dirigentes das FARC-EP de continuar na clandestinidade e persistir na luta armada”. Para as duas organizações que assinam a declaração, tal fato “terá graves consequências para o processo de implementação do acordo de paz, assim como para a perspectiva da luta democrática no país”. Leia, abaixo, a íntegra da nota.

Colômbia
O futuro da Colômbia não pode ser a guerra

O anúncio realizado no dia de hoje por um grupo de ex-dirigentes das FARC-EP de continuar na clandestinidade e persistir na luta armada representa um fato político com graves conseqüências para o processo de implementação do acordo de paz, assim como para a perspectiva da luta democrática no país.

Os evidentes e indiscutíveis descumprimentos de aspectos substanciais do acordo pactuado e as intenções reais da extrema direita, o governo atual e setores da classe dominante por destruí-lo, e retornar à política da guerra e o medo, para justificar sua orientação reacionária e impedir qualquer reforma e abertura democrática, tem que ser superado com uma estratégia política que convoque e mobilize a mais ampla participação e intervenção cidadã nas cidades e campos da Colômbia. É infame a atitude do governo de vincular a Venezuela na decisão dos ex- dirigentes.

Conforme a tradição política do Partido Comunista Colombiano e a União Patriótica de defesa da solução política negociada, convocamos a todos os setores comprometidos com a paz, ao movimento social e à comunidade internacional a defender o acordo e sua implementação em sua totalidade, a vida dos líderes sociais e políticos, os ex combatentes em processo de reincorporação, e a não desfalecer na conquista da paz com justiça social.

Bogotá, 29 de agosto de 2019.
Partido Comunista Colombiano – União Patriótica