Ubes convoca secundaristas para três “Revoltas de Estudantes” em SP 

A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) realiza em São Paulo, de 17 a 20 de outubro, três encontros nacionais, encarados pela entidade como “Revoltas de Estudantes”. Com o objetivo de organizar a luta dos alunos que ocuparam as ruas contra os cortes de verbas e os ataques do governo Bolsonaro à educação, serão realizados o 14º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (Enet), o 17º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) e o 5º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes (EME).

Ubes

A série de encontros o recebeu o nome de Revolta porque, desde o começo deste ano, os estudantes têm sido protagonistas da resistência contra os cortes no orçamento da educação e outros desmandos. Há uma revolta contra a situação em que o governo joga o país. Além dos cortes de orçamento, a área passa por esvaziamento de políticas públicas e recorrentes ataques do ministro da Educação e do próprio presidente.

Qualquer estudante do ensino básico, pré-vestibular ou profissional pode ir, participar de todas as atividades e fazer falas. Estudantes credenciados como delegados podem votar na Plenária Final do Coneg. “É um momento para nos organizarmos. E nos preparamos ainda mais para defender a educação e o Brasil em tempos de Bolsonaro”, afirma Pedro Gorki, presidente da Ubes.

No 14º Enet, estudantes de escolas técnicas de todo o País vão debater os desafios, a realidade e a importância desse tipo de formação. O ensino médio técnico tem tomado o centro do debate, principalmente após os cortes de cerca de 30% do orçamento dos Institutos Federais. Em resposta, os estudantes lançaram o movimento “Tira a Mão do Meu IF” e a campanha SOS IF.

Já o 5º EME é espaço para fortalecer uma rede de combate ao machismo nas escolas do Brasil. Meninas do país todo, convidadas e especialistas trocam experiências por um modelo escolar mais igualitário.

O 17º Coneg, por sua vez, é um dos principais fóruns deliberativos do movimento secundarista. Realizado a cada dois anos, o Conselho Nacional de Entidades Gerais reúne representantes de entidades regionais, municipais e estaduais. É no Coneg que o movimento convoca o Congresso da Ubes, que elege a nova diretoria da entidade máxima dos estudantes secundaristas.

Os encontros ocorrem na Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843, no Bom Retiro), bem como no Mart Center (R. Chico Pontes, 1.500, na Vila Guilherme).