Parlamentares parabenizam Petra Costa pela indicação ao Oscar

Deputados e senadores que resistiram ao golpe parlamentar em 2016 comemoram a indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar 2020.

Reprodução

“O golpe vai a Hollywood”, reagiu o senador Humberto Costa (PT-PE) após a indicação de “Democracia em Vertigem”, dirigido por Petra Costa, que vai concorrer ao Oscar 2020 na categoria melhor documentário. O filme revela os bastidores do golpe parlamentar que derrubou a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

Festejada por amplos setores, a conquista foi mal recebida pelo governo Bolsonaro. “Se fosse na categoria ficção, estaria correta a indicação”, disse o secretário especial de Cultura do governo, Roberto Alvim.


Para quem conviveu o processo resistindo ao golpe, a reação foi positiva. “Sei o quanto de trabalho, dedicação e emoção tem nessa obra. Teu e de toda a equipe. Mais um motivo para esse filme passar para a história”, afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), referindo-se a Petra Costa.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lamentou a ausência de mulheres indicadas a melhor direção, mas celebrou as indicadas por melhor documentário. Isso porque quatro dos cinco melhores documentários foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, incluindo o filme brasileiro.

“O filme mostra o golpe contra a presidenta Dilma e a crise política no Brasil. O processo de impeachment foi documentado e a indicação mais que merecida. Viva o cinema nacional”, reagiu o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, diz que a sigla recebeu com alegria a notícia da indicação. “O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes. Parabéns Petra Costa e equipe. Que venha a estatueta!”

“Orgulhosa por saber que o importante filme de Petra Costa foi indicado ao Oscar. Por ser uma denúncia do golpe feita com talento. Por ser uma cineasta mulher. Sucesso”, afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS).