Planalto corta Mandetta de coletiva sobre Covid-19

Estavam presentes somente a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Damares Alves participou de coletiva sobre coronavírus - Foto: Carolina Antunes/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cuja pasta comanda as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, não participou da entrevista coletiva desta segunda-feira (13) para divulgar as ações do governo federal durante a pandemia. Mais cedo, a imprensa havia noticiado que a presença de Mandetta estava confirmada.

Estavam presentes somente a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Damares disse que o governo está trabalhando para proteger e garantir assistência aos povos tradicionais – indígenas, quilombolas, ciganos – e foi secundada por Moro, cuja pasta é responsável pela demarcação de terras indígenas.

A ausência do ministro da Saúde da coletiva ocorre após entrevista de Mandetta neste domingo (12) ao Fantástico, da Rede Globo.

O ministro falou com a emissora que o governo considera inimiga e recebeu a equipe da Globo dentro do Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás. O governador Ronaldo Caiado, do Democratas, mesmo partido de Mandetta, rompeu recentemente com Bolsonaro.

Mandetta afirmou que a população fica sem saber se escuta o Ministério da Saúde ou o presidente, uma vez que Bolsonaro contraria o tempo todo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Admitiu que a relação com o presidente “preocupa”, já que Bolsonaro sai às ruas e contraria abertamente recomendações de evitar contato físico, usar máscara e higienizar as mãos.

Hoje, Bolsonaro passou o dia sem falar com a imprensa. Seu único compromisso público foi uma reunião com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Bastidores de Brasília davam conta de que após a entrevista Mandetta teria perdido apoio entre os militares, que garantiram sua permanência na crise anterior com o presidente da República.

Autor