Demora na resposta e saúde privada explicam explosão de vírus nos EUA

Os Estados Unidos são, no momento, o epicentro da pandemia da Covid-19, com registro de cerca de 2 mil mortes diárias nos últimos quatro dias.

Estados Unidos têm 605,5 mil casos e 25,3 mil mortes

Os Estados Unidos são, no momento, o epicentro da pandemia da Covid-19, com registro de cerca de 2 mil mortes diárias nos últimos quatro dias. Até esta terça-feira (14), os EUA contabilizavam 605.534 casos e 25.394 mortes, segundo o site World Meter, que faz a contagem em todo o mundo.

A BBC publicou hoje uma matéria analisando os quatro fatores que podem ter contribuído para a doença se alastrar com tanta violência pelos EUA, a maior potência capitalista do mundo. Apesar do poderio econômico, o país está tendo problemas para conter a disseminação do vírus.

Entre as razões apontadas estão a demora do governo Donald Trump em tomar providências e decretar medidas de isolamento social. A ausência de um sistema público de saúde foi outro fator importante. Confira, abaixo, os fatores elencados e trechos da análise da BBC:

1 – A lentidão da resposta da Casa Branca

Se os especialistas concordam em alguma coisa, é que os EUA precisavam ter tomado medidas mais sérias e abrangentes bem antes. A própria equipe da Casa Branca na linha de frente da luta contra a Covid-19 reconheceu esses erros. Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e um dos principais nomes da equipe de resposta a pandemia do país, admitiu que “ninguém nega” que medidas de mitigação precoces poderiam ter salvo vidas

Os EUA relataram seu primeiro caso em 21 de janeiro. Dez dias depois, o governo tomou a primeira medida de peso, decretando a proibição de entrada no país de estrangeiros que haviam visitado a China nos últimos 14 dias.

Mesmo ressaltando a importância desta ação, muitos analistas fazem críticas ao fato de ela não ter sido acompanhada de outras medidas para preparar o país para a pandemia, como recomendar que cidadãos cumprissem as regras de distanciamento social, o que só foi feito em meados de março.

Além disso, declarações controversas e contraditórias do presidente Donald Trump, que comparou a Covid-19 com uma simples “gripe” e disse que a epidemia acabaria com a chegada do “calor” como “se fosse um milagre”, passaram a ideia de que o país tinha tudo sob controle. Recentemente, ao ser questionado sobre suas declarações, Trump disse que queria ser otimista e não alarmar a população.

O jornal The New York Times divulgou em 11 de abril uma investigação sobre os alertas que Fauci e outras autoridades levaram à Casa Branca, insistindo que medidas mais agressivas fossem tomadas até fevereiro.

Questionado sobre isso, Fauci explicou à emissora CNN que “muitas vezes essas recomendações são postas em prática, às vezes, não”. “Mas as coisas são como são, e estamos onde estamos agora”, afirmou o médico. “O que é levado em consideração ao tomar essas decisões é complexo. Havia muita pressão contra o isolamento época.”

2 – Problemas com testes

Testes defeituosos – que tiveram de ser susbstituídos – e o acesso limitado aos exames atrasaram a resposta ao avanço da doença. “Grande parte da culpa pela situação atual se deve ao atraso nos testes nos EUA. Estávamos vendo a pandemia se desenrolar, sem capacidade de testar e identificar casos. Isso resultou na disseminação maciça de covid-19 nos EUA”, disse o cirurgião Thomas Tsai, pesquisador de políticas de saúde na Universidade Harvard.

3 – O sistema de saúde

O sistema de saúde nos EUA, baseado principalmente em planos de saúde privados, complica a situação no momento em que é necessário identificar casos de covid-19, de acordo com epidemiologistas.

A falta de cobertura de saúde é um problema persistente e, neste momento, torna-se crucial: em 2018, 27,5 milhões de pessoas não tinham um plano em qualquer época do ano, de acordo com dados do Censo, que refletiam um aumento deste número em relação ao ano anterior.

Isso faz com que algumas dessas pessoas evitem ir ao médico em caso de infecção: para quem não tem plano, uma consulta pode custar centenas de dólares.

4 – A falta de coordenação entre os estados

A diferença nas situações em cada Estado do país foi um aspecto relevante em meio à pandemia. Muitos analistas consideram que houve falta de liderança por parte da Casa Branca, e o enfrentamento ao novo coronavírus ficou a cargo dos governadores.

Enquanto alguns impuseram restrições precocemente e declararam estado de emergência antes da explosão dos casos, outros optaram por não fazê-lo, o que, na opinião dos especialistas, pode ter contribuído para a escalada de infecções.

Com informações da BBC Brasil