Petrobras reduz drasticamente investimentos na economia brasileira

Em 10 anos os recursos investidos pela estatal caíram de 11% para 3,8% de todos os investimentos feitos na economia brasileira.

A petroleira e dirigente sindical Fátima Viana participou da Sala Virtual de Debates realizada em parceria pela CTB e CGTB. e que tratou sobre “Desindustrialização, desemprego e desafios sindicais”. Ela falou sobre a importância do petróleo e da Petrobras, as mudanças feitas na empresa a partir de 2016 e o desafio dos trabalhadores no enfrentamento ao governo Bolsonaro.

Fátima aborda os fatores que interferem no preço do petróleo, ressaltando o papel da Petrobras para a economia brasileira. Em 2009, segundo a sindicalista, os investimentos feitos pela estatal representavam 11% de todo o investimento feito na economia brasileira. Em 2019, o volume de investimentos caiu para 3,8%, o que representa uma tragédia para a economia brasileira.

Com o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016, o governo passa a adotar uma política de desnacionalização da atividade do petróleo, de modo que o Brasil hoje tem controle apenas de 41% das reservas do pré-sal. Segundo Fátima, a Petrobras começa a adotar uma política de desinvestimento, o que faz a empresa se retirar de vários ramos de negócio.

Fonte: Portal CTB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *