Dependência tecnológica e o papel da ciência no desenvolvimento

Esse temas serão debatidos na semana da Marcha Digital pela Ciência.

Nas próximas terça e quinta-feira, dias 5 e 7 de Maio, às 20h, a Seção Mineira da Fundação Maurício Grabois promove debates que localizam o Brasil no mundo em termos de suas condições de produção de ciência e tecnologia, e as implicações disso hoje e amanhã, no combate à pandemia do coronavírus e na possibilidade de superação de sua dependência econômica e afirmação de sua soberania.

O primeiro debate traz o tema ‘Ciência e Tecnologia em Saúde no combate à pandemia do Covid-19’. Participam Rodrigo Leite, Vice-Presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed); Eduardo de Azeredo Costa, Assessor de Cooperação Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP – Fiocruz/RJ); e Francisco Rubió, médico, professor do Internato em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG e Vice-Presidente do PCdoB mineiro. Rubió foi Diretor de Produção Farmacêutica da Funed entre 1987 e 1990, bem como superintendente do órgão entre 1999-2000. Na ocasião, devem ser apresentadas visões críticas sobre as tecnologias em saúde e as ações dos governos durante a pandemia de Covid-19. 

Já na quinta-feira, 7, dia da Marcha Digital pela Ciência no Brasil, o olhar desloca-se para o futuro com uma discussão qualificada sobre ‘Ciência e Desenvolvimento Nacional’. O debate contará com a participação de Clélio Campolina, Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ex-Ministro de Ciência Tecnologia e Inovação (2014-2015) na gestão Dilma e ex-Reitor da UFMG (2010-2014); Roberto José Bittencourt, médico cardiologista, docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/Fepecs) e da Universidade Católica de Brasília (UCB), e Editor Científico da revista ‘Comunicação em Ciências da Saúde’ (CCS). O debate deve contar ainda com a participação de um representante do Governo do Maranhão, a ser confirmado.

Ambos os debates serão realizados através de transmissão de videoconferência a partir da página da Seção Mineira da Fundação Maurício Grabois no Facebook. Maiores informações pelo Facebook ou pelo Twitter da Fundação, @GraboisMinas.