Marcha pela Ciência foca na pandemia

Movimento será nesta quinta-feira (7) e vai contar com transmissões ao vivo pelas redes sociais ao longo de todo o dia; veja como participar

A Marcha Virtual pela Ciência no Brasil será realizada em todo o país de maneira digital no próximo dia 7 de maio. O objetivo da manifestação é evidenciar a importância da ciência no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

O evento contará com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organizadora da marcha, está convidando alunos, professores, pesquisadores e toda comunidade a participarem ativamente da manifestação.

Normalmente, a marcha ocorre nas ruas de todo o mundo, em torno de 20 e 21 de abril a cada ano. A marcha brasileira estava programada para o 23 de abril e acabou adiada para o dia 7 para que fosse nacional. A SBPC nacional assumiu essa autoria, com especificações regionais.

O objetivo é reforçar a luta por um desenvolvimento da ciência e da tecnologia do Brasil. As palavras-chave da marcha são educação, ciência, saúde e democracia. Também vai fazer frente pela revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que congela por 20 anos os gastos em educação e ciência. Num momento de pandemia, a ideia é concentrar esforços no combate à infecção de covid-19, mas também que haja um esforço político para combater uma onda anticientífica que se apresenta.

O evento do dia 7 contará com painéis de debate, um dedicado a pandemia de coronavírus e outro abordando o financiamento da ciência brasileira, e também seminários online. As entidades organizadoras da marcha ainda promoverão as hashtags #FiqueEmCasaComACiência e #paCTopelavida no Twitter às 12h e às 18h.

Entre os tópicos abordados na marcha, terá destaque a importância do isolamento social, a crise da ciência no Brasil e o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde. “Todos são convidados a participar dessa grande manifestação em defesa da vida, da ciência e do desenvolvimento sustentável do país”, informa a SBPC.

Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet). As entidades, instituições e associações também são convidadas a realizar atividades online, sobre os temas da marcha. Em cada localidade, instituição ou região, os organizadores podem definir a programação de ações para alcançar e envolver o seu público-alvo (como lives, painéis, palestras, entrevistas, exibições culturais, documentários), com temas relacionados aos quatro grandes eixos propostos.

A manifestação visa reforçar a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, e reiterar os termos do PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC e que ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede a união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de covid-19.

Autor