Márcio Jerry defende requisição de leitos e comenta avanço da pandemia

Em entrevista o grupo Jornalistas Livres, parlamentar ressaltou que novos leitos devem ser habilitados esta semana para a região tocantina

Vice-líder do PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry (MA) comentou, nesta segunda-feira (11), a situação dos municípios maranhenses diante da pandemia do novo coronavírus. Em entrevista o grupo Jornalistas Livres, o parlamentar defendeu as medidas para conter a propagação da doença adotadas pela gestão do Governador Flávio Dino e ressaltou que novos leitos devem ser habilitados esta semana para a região tocantina.

“O lockdown não é uma medida simpática, mas é um medida extremamente necessária. Desde o momento em que houve a decretação de emergência no país, o Governo do Maranhão tem dada atenção absolutamente prioritária para o tema. O foco principal, por concentrar mais de 90% dos casos, tem sido a Grande Ilha, mas não tem se descuidado, contudo, das cidades do interior”, disse.

Imperatriz e região

Com 8.144 casos registrados da doença e 399 óbitos, Jerry explicou que, atualmente, 160 municípios do estado têm notificações da doença. Definindo como “preocupante” a interiorização da pandemia, ele afirmou que o decreto publicado nesta segunda pelo governador, que prevê a requisição de leitos da rede privada de saúde, vem em boa hora.

“O caso mais preocupante no momento no interior é o da região tocantina, da cidade de Imperatriz, que é a segunda maior cidade do estado, e seu entorno. Tem havido um esforço também do Governador Flávio Dino, junto às prefeituras, para uma ação também enérgica, de também diminuir a circulação, diminuindo a cadeia de contaminação. Também foram instalados novos leitos de UTI, específicos para a covid, e novos leitos clínicos, e começando esta semana, em uma nova ação, a requisição de leitos de UTI da rede privada, que deve começar ainda esta semana”, disse.

Liderança

Aos jornalistas recordou, ainda, que desde o início da emergência sanitária, Flávio Dino tem dado reiterados exemplos de liderança para amenizar os efeitos da crise. “O Governador Flávio Dino pessoalmente lidera este esforços, junto com a equipe do secretário de saúde, Carlos Lula. E são ações cotidianas para que a gente possa evitar ao máximo os efeitos danosos da pandemia”

Para assistir à íntegra da entrevista, clique aqui.

Autor