Idosos estão excluídos do mundo digital e da escrita

Segundo a pesquisa, 72% da população da terceira idade nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca usou redes sociais

Idosos de baixa renda recebem o BPC - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os brasileiros com mais de 60 anos se sentem excluídos do mundo digital e têm dificuldade em ler e escrever. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, com o título “Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade”.

Segundo o levantamento, o acesso ao ensino médio entre os idosos aumentou de 7% para 15% desde a última pesquisa, realizada em 2006, até 2020. Mas 40% dos maiores de 60 anos disseram ter algum tipo de dificuldade em ler e escrever, por falta de escolaridade básica, analfabetismo ou o analfabetismo funcional.

“Pensando que boa parte da nossa comunicação é feita via escrita, via palavra escrita, a gente pode ver, por esses números, qual a dificuldade que nossos idosos encontram em ter acesso aos diversos tipos de comunicação”, diz a pesquisadora da Fundação Perseu Abramo e coordenadora do estudo, Vilma Bokany.

Conforme Vilma, os dados sobre o aumento do acesso dos idosos ao ensino médio podem esconder a baixa escolaridade desse público. “Quando a gente olha para o segmento idoso, vai perceber que, apesar do expressivo aumento do nível médio de escolaridade, ainda predomina baixa escolaridade, com 14% de idosos que nunca foram à escola – e 24% que têm o ensino fundamental incompleto”.

O estudo mostra ainda que os idosos continuam apartados do mundo digital. Apesar do aumento dos maiores de 60 anos que disseram ter conhecimento sobre o termo “internet” (63% em 2006 e 81% em 2020), apenas 19% dos idosos fazem uso efetivo da rede. Segundo a pesquisa, 72% da população da terceira idade nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca usou redes sociais.

“Se na década de 70 e 80 a juventude era o foco da atenção dos governos e das políticas públicas, hoje a gente percebe que esta camada idosa é a que mais demanda por políticas públicas”, destaca a pesquisadora. “Nossa população envelheceu ao longo dessas décadas – e as gestões precisam pensar em como elaborar melhores políticas para atender os anseios desse público.”

A pesquisa “Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade” consultou, entre 25 de janeiro e 2 de março de 2020, 2.369 pessoas com mais de 60 anos, nas cinco regiões do país. A margem de erro é de até 2,5 pontos percentuais.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *