Covid-19: vacina cubana avança na fase de testes sem efeitos adversos

Único efeito registrado foi dor leve no local da injeção, que é considerado secundário e comum para todas as vacinas

Cuba deu mais um passo para a fabricação da Finlay-FR-1, a vacina contra o novo coronavírus, já conhecida como Soberana 1. O centro coordenador dos testes anunciou nesta quarta-feira (26) que voluntários em que as doses foram aplicadas não tiveram nenhum efeito adverso significativo nas primeiras 48 horas após a administração do fármaco. O único efeito registrado foi dor leve no local da injeção, que é considerado secundário e comum para todas as vacinas.

A ilha caribenha, sob governo do Partido Comunista, é um dos 14 países que conseguiram desenvolver uma candidata a vacina contra a Covid-19 até a fase de ensaios clínicos. De acordo com um comunicado difundido pelo Instituto Finlay de Vacinas, que lidera o projeto, o primeiro relatório de segurança será entregue na próxima segunda-feira (31) às autoridades do Centro para Controle Estatal de Medicamentos, Equipes e Dispositivos Médicos.

A vacina está na primeira fase e na primeira etapa dos estudos clínicos. Em breve, irá se iniciar os testes no grupo etário entre 60 e 80 anos de idade. Até o momento, o cronograma previsto no ensaio clínico está sendo cumprido. É nessa fase que se avaliam a segurança, a reatividade e a imunogenicidade da vacina em adultos saudáveis entre 19 e 80 anos.

Com informações do Brasil de Fato e do Opera Mundi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *