Cuba faz parceria com o Irã para testar sua vacina contra a Covid-19

País latino-americano planeja imunizar toda a sua população neste ano com essa vacina

Cuba e Irã anunciaram neste sábado (9) uma parceria para testar a Soberana 02 – o projeto cubano mais avançado de vacina contra a Covid-19. O país latino-americano planeja imunizar toda a sua população neste ano com essa vacina.

O Instituto Finlay de Vacinas (IFV, o centro científico estatal de Cuba que desenvolveu o imunizante) e o Instituto Pasteur do Irã assinaram um acordo em Havana que permitirá “completar as evidências clínicas da vacina candidata Soberana 02”, anunciou o centro científico cubano em uma rede social. Além disso, a parceria fará “avançar mais rápido na imunização contra a Covid-19 em ambos os países”.

A assinatura do acordo coincidiu com um post do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, que disse considerar impossível confiar nas vacinas americanas e britânicas. “É proibido importar vacinas feitas nos Estados Unidos ou no Reino Unido. Não podemos confiar neles”, alertou Khamenei em mensagem que foi posteriormente apagada pelo Twitter – a rede social considerou que houve violação de suas regras.

A Soberana 02 é o mais avançado dos projetos de vacina contra o coronavírus em que os cientistas do IFV trabalham, superando a Soberana 01. Os dois imunizantes são confiáveis em termos de segurança e resposta imunitária. Mas “a Soberana 02 especificamente, pelas suas características, tem apresentado uma resposta imunitária precoce [aos 14 dias]”, explicou em dezembro o diretor do IFV, Vicente Vérez, ao anunciar o início da fase 2 do ensaio clínico.

Segundo Vérez, negociações para desenvolver a fase 3 do ensaio clínico da Soberana 02 em outros países avançaram devido à baixa prevalência de Covid-19 na população cubana. O país está em condições de imunizar toda sua população com sua própria vacina no primeiro semestre de 2021.

O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia também trabalha em duas outras vacinas , batizadas de Mambisa e Abdala. Cientistas cubanos têm experiência na obtenção e fabricação de vacinas. O programa nacional de vacinação infantil conta com 11 vacinas contra 13 doenças, das quais oito são fabricadas na ilha.

Embora enfrente atualmente um surto de casos com a abertura de fronteiras, Cuba, com 11,2 milhões de habitantes, mantém a pandemia sob controle. O país registra 14.188 casos, 148 mortes e 11.682 recuperados, cifras inferiores às de seus vizinhos na América.

Com informações da AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *