Brasil deve confirmar tendência de queda na 37a. semana epidêmica

País tem 130.396 óbitos registrados e 4.282.164 diagnósticos de Covid-19, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde. Em termos diários, foi a maior queda no número de novos casos que o Brasil registrou desde o início da pandemia.

O Comando Conjunto Planalto, formado por integrantes das Forças Armadas, realizou a descontaminação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Brasília, como parte das ações de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus. Marcello Casal JrAgência Brasil

O Brasil tem 130.396 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta sexta-feira (11), segundo levantamento do Ministério da Saúde.

O balanço indicou 874 mortes em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 692 óbitos, uma variação de -21% em relação aos dados registrados em 14 dias. O cálculo é feito pelo consórcio da imprensa.

Em casos confirmados, foram 40.431 registrados no último dia. A média móvel de casos foi de 27.659 por dia, uma variação de -29% em relação aos casos registrados em 14 dias. Foi a maior queda no número de novos casos que o Brasil registrou desde o início da pandemia.

Com esses dados, caso mantenha a média diária amanhã, a curva epidemiológica deve manter a tendência de queda nesta 37a. semana, que acaba neste sábado. Tanto o número de casos, quanto de óbitos deve garantir uma curva em queda significativa.

Pelos critérios do consórcio da imprensa, variações de até 15%, para mais ou para menos, são consideradas indicativo de estabilidade. 

Apenas um estado apresenta alta de mortes: AC. Em relação a quarta (9), o Acre estava em estabilidade e agora aparece com tendência de alta. CE aparecia em alta, e agora voltou à estabilidade. MG estava com o número de óbitos estáveis, segundo a média móvel, e agora aparece em queda. MA e PE apareciam em queda, e agora estão em estabilidade.

Veja a situação em todos os estados:

  • Subindo (1 estado): AC.
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (10 estados): PR, RS, DF, MS, MT, PA, RR, CE, MA e PE.
  • Em queda (16 estados): SC, ES, MG, RJ, SP, GO, AM, AP, RO, TO, AL, BA, PB, PI, RN e SE.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

O Ministério ainda aponta 3.530.655 pacientes recuperados da doença e 621.113 em acompanhamento.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *