O sonegador Trump e sua evasão fiscal

As revelações das declarações de impostos de Trump publicadas pelo “The New York Times” sugerem que Trump passou décadas sem pagar impostos, alegando que seus negócios dão prejuízo.

Em 1990, 30 anos mais jovem, Donald Trump guarda US $ 1.000.000 no cofre de seu cassino em Atlantic City.

No ano em que se tornou presidente, Donald Trump pagou apenas US $ 750 em imposto de renda. Enquanto isso, um trabalhador médio de seu hotel resort Trump National Doral, em Miami, que ganha apenas US $ 38.000 ao ano pagou quase US $ 3.000 – quatro vezes mais que o presidente. A vergonhosamente pequena quantia de impostos paga por Trump enquanto seus trabalhadores pagavam muito mais é apenas um detalhe entre muitos expostos em um relatório explosivo sobre as finanças do presidente publicado pelo “The New York Times”.

Em uma “surpresa de outubro”, antecipada por alguns dias, o “Times” fez uma pesquisa abrangente nas declarações de imposto de renda que o presidente Trump lutou tanto para manter em segredo durante anos.

O que o “Times” revelou é uma história de empresas que, para fugir dos impostos, relatam perdas em dinheiro – estratégia usada para sustentar um estilo de vida bilionário, e um presidente dos EUA que deve centenas de milhões em empréstimos que estão prestes a vencer.

Isso confirmou o que milhões de cidadãos suspeitavam: o vigarista da Casa Branca usou sua posição e poder em seu próprio benefício, à custa dos trabalhadores.

Mas as revelações vão além de Trump. É um estudo de caso dos vários esquemas e golpes que a classe capitalista e proprietária de terras usa para se proteger dos impostos que o resto dos cidadãos paga.

2017, ano em que pagou apenas US $ 750 em imposto de renda, é o mesmo em que Trump cortou US $ 1,5 trilhão de impostos para os ricos. Com os cortes, pela primeira vez a taxa média de impostos das 400 famílias mais ricas dos EUA ficou abaixo da taxa média paga pela metade mais pobre das famílias dos EUA.

Durante 11 dos 18 anos cobertos pelos registros examinados pelo “Times”, Trump pagou zero dólares em impostos de renda. Mas ele não evita apenas pagar impostos; em muitos casos, ele até conseguiu que o governo lhe restituísse dinheiro. O maior caso envolve uma restituição de US $ 72,9 milhões que Trump obteve há mais de uma década, que está sendo auditada. Se o reembolso for considerado fraudulento, Trump ficará endividado em mais de US $ 100 milhões apenas neste caso.

Trump evitou o cobrador de impostos por meio de uma variedade de truques contábeis e manobras de dedução – muitos delas legais, criadas para beneficiar os ricos. Ele usou seu império de empresas falidas – campos de golfe, hotéis, resorts e muito mais – como uma fonte de prejuízos para reduzir os impostos que ele e sua família deveriam estar pagando. Salários, como o da filha Ivanka Trump, foram declarados como “honorários de consultoria”, enquanto os honorários de advogado pagos em um caso de defesa criminal e $ 70.000 de despesas com cabeleireiro foram deduzidos como despesas normais de negócios.

A longa lista de deduções mostra que Trump não é apenas um mestre da evasão fiscal, mas também um fracasso colossal como empresário, apesar de suas alegações em contrário.

A família Trump manteve um estilo de vida luxuoso e o próprio Trump arrecadou US $ 600 milhões em sua época como apresentador de “O Aprendiz”, mas todos os outros seus negócios famosos são na verdade apenas depósitos de dinheiro que servem como defesa contra os impostos.

Como o “Times” resumiu a situação, “Um elemento-chave da alquimia das finanças de Trump: usar os rendimentos de sua celebridade para comprar e sustentar negócios arriscados e, em seguida, usar suas perdas para evitar impostos.”

Está ficando claro que a candidatura de Trump à presidência em 2016 pode ter sido em grande parte uma jogada de marketing. Figuras de direita como Roger Stone e Roy Cohn o pressionaram para seguir sua agenda extremista por anos, vendo que a política racista, anti-imigrante e pró-empresarial de Trump combinava com a sua. Mas pode ter sido o dia do juízo final financeiro pessoal de Trump que finalmente o empurrou para a disputa.

Estima-se que Trump carregue consigo uma dívida pessoal que pode chegar a US $ 421 milhões. A maioria desses empréstimos e hipotecas imobiliárias vencem nos próximos quatro anos.

Louvado como figura empresarial e com a extorsão das celebridades na TV, Trump decidiu se reprometer como líder de um movimento político insurgente em meados da década de 2010. Ele esperava abrir novos caminhos para obter endosso e receita para si mesmo.

No processo, porém, talvez sem querer, ele realmente ganhou a Casa Branca. Trump agora tem a vantagem final de negociação com credores que provavelmente relutariam em executar a hipoteca de um presidente em exercício.

Este é, sem dúvida, um aspecto importante na luta determinada de Trump para se manter no poder, não importa o custo.

Quase nenhum aspecto da agenda de Trump como presidente está desconectado de seus interesses financeiros pessoais. O recente conhecimento de “acordos de paz no Oriente Médio”, que fez com que vários países árabes reconhecessem Israel, também estão ligados em parte às finanças da família Trump. Grandes empréstimos, totalizando milhões, foram negociados pelo genro de Trump, Jared Kushner, com interesses em estados aliados dos EUA, como Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Outras negociações financeiras com os gigantes do petróleo do Oriente Médio – incluindo as relacionadas ao financiamento da campanha presidencial de Trump em 2016 – ofereceram ajuda para Trump em troca de paralisar a indústria petrolífera iraniana. O fracasso do acordo nuclear com o Irã e novas sanções foram algumas das primeiras ações que Trump tomou quando assumiu o cargo; as indústrias de petróleo sauditas e dos Emirados Árabes Unidos se beneficiaram enormemente.

Enquanto Trump fazia movimentos para beneficiar seus benfeitores estrangeiros na frente da política externa, ele também usava sua posição para ganhar mais dinheiro do que nunca por meio de manobras nos EUA que apresentavam conflitos de interesse claros. Seus hotéis e clubes já receberam milhares de lobistas, políticos e autoridades estrangeiras que pagaram preços exorbitantes para quartos, taxas de adesão e despesas de conferências em busca de favor ou tempo face a face com Trump.

As reações dos trabalhadores e dos progressistas às revelações fiscais do Trump foram rápidas e cheias de condenação.

A principal federação sindical do país, a AFL-CIO, listou as contas fiscais médias enfrentadas pelos trabalhadores e as comparou com as do presidente. “Os professores pagaram $ 7.239. Os bombeiros pagaram $ 5.283. As enfermeiras pagaram $ 10.216. Trump pagou $ 750.”

O ex-funcionário do governo Obama, Ben Rhodes, disse que “as declarações de impostos de Trump reforçam a economia que ele deseja: uma economia onde os trabalhadores subsidiam os ricos que não pagam nada”. Enfatizando o ponto em termos fáceis de entender, ele disse: “A dedução para… o cabeleireiro custou mais dinheiro do que a maioria dos americanos ganha em um ano”.

O senador Sherrod Brown, de Ohio, colocou a questão em termos rígidos. “Se você trabalha para viver, é provável que você pague mais impostos do que o presidente Trump – e ele passou os últimos quatro anos manipulando o sistema ainda mais para pessoas como ele.”

O candidato democrata à presidência, Joe Biden, não comentou as revelações até agora; ele deve bater em Trump e sua evasão fiscal no debate presidencial de terça-feira à noite (29). Sua campanha fez circular um vídeo enfatizando as mesmas contas fiscais enfrentadas pelos trabalhadores, destacadas pela AFL-CIO.

Outras declarações de campanha de Biden, bem como sua companheira de chapa, Kamala Harris, passaram grande parte da segunda-feira (28) destacando o perigo de uma Suprema Corte dominada por Trump, especialmente o potencial de uma reversão da Lei de Cuidados Acessíveis [Affordable Care Act] em meio a uma pandemia que já matou 200.000 pessoas nos EUA e deixou dezenas de milhões de desempregados.

A exposição tributária de Trump pode não arranhar sua aparentemente impenetrável rede de apoio que ele desfruta em sua base, mas milhões de eleitores da classe trabalhadora agora podem ver o presidente pelo que ele é: o representante político de uma classe empresarial proprietária que rouba o dinheiro dos impostos públicos para seu próprio benefício, enquanto deixa o pagamento da conta aos demais, sobretudo em saúde, educação, infraestrutura e muito mais.

Isso é o que o capitalismo faz. Os registros fiscais de Trump apenas fornecem mais evidências.

Fonte: “People’s World”

Autores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *