A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tradução: José Carlos Ruy

Trump e as 200 mil mortes por Covid-19 nos Estados Unidos

Não faz muito tempo: foi em maio, há quatro meses, que os EUA alcançaram a terrível marca de 100.000 mortos por covid-19, estabelecendo então um recorde mundial. Dois meses depois, no final de julho, chegou a 150.000, sendo ainda o número 1 como o epicentro mundial da pandemia. E agora, em meados de setembro, atingiu a marca de 200.000 e avança rapidamente para um quarto de milhão, que provavelmente será atingido perto do dia da eleição. Novos recordes mundiais!

A guitarra parecia ser uma extensão do corpo de Jimi Hendrix

Admirados com tudo do músico, desde sua habilidade com o som até sua sensualidade, artistas celebram o deus da guitarra, que morreu no dia de hoje (18), há 50 anos

Trump é um perigo para o povo dos Estados Unidos

O novo livro “Rage” (“Fúria”), do jornalista Bob Woodward, traz nada menos que 18 entrevistas com Donald Trump, que numa delas faz revelações surpreendentes sobre a pandemia do coronavírus – ele sabia de sua gravidade e tentou escondê-la do povo dos EUA. Este texto, publicado em “The Guardian”, faz um mordaz comentário sobre a mentira de Trump.

Marx: no capitalismo não há “salário justo por dia de trabalho”

Ativista e militante socialista norte-americana demonstra, usando argumentos de Karl Marx, como os trabalhadores são explorados pelos patrões.

Um segundo mandato de Trump ameaça os EUA e o mundo

Socialistas de todo o mundo reconhecem o perigo que a reeleição de Donald Trump representa. Apesar das reservas sobre o candidato democrata Joe Biden, a virada fascista do governo Trump está levando à percepção de que ele precisa ser derrotado. Sobre este assunto, o Portal Vermelho reproduz o editorial jornal “Morning Star”, diário socialista publicado na Grã-Bretanha.”

Trump apoia violência de criminosos racistas

Os últimos assassinatos racistas e o fato de Trump alimentá-los com seus discursos inflamados ocorrem apenas semanas após o aparecimento da documentação da longa história de racismo do presidente, em um livro escrito por sua sobrinha, Mary Trump.

O programa de Trump contra os trabalhadores

A “plataforma” do Partido Republicano para 2020 não tem quase nada para os trabalhadores. Não há uma plataforma e a única coisa que os trabalhadores precisam, de acordo com o Partido Republicano, são mais quatro anos de Trump.

Estados Unidos: as mentiras na convenção de Trump

Mark Twain disse uma vez: “Existem três tipos de mentiras: mentiras, mentiras malditas e estatísticas”. Bem, os oradores da Convenção Nacional Republicana em Charlotte (Carolina do Norte), se envolveram em algo pior: mentiras, malditas mentiras e nenhuma estatística – especialmente sobre a pandemia do coronavírus.

Joe Biden: “Serei um aliado da luz, não das trevas”

Pedindo ao país para “escolher a esperança e não o medo”, o ex-vice-presidente Joe Biden aceitou formalmente a indicação como candidato do Partido Democrata à eleição, na noite de quinta-feira (20). “Aqui e agora, dou-lhe a minha palavra: se me confiar a presidência, recorrerei ao melhor de nós e não ao pior. Serei um aliado da luz, não das trevas.”

Donald Trump une os Estados Unidos contra ele

O ataque de Donald Trump à decência criou uma coalizão emergente, que vai além dos limites de raça, classe e política partidária.

EUA: grandes empresas ainda têm um controle enorme da política

Num ano de pandemia e à medida em que os políticos pressionam prematuramente para reabrir a economia, o cientista político Thomas Ferguson argumenta que o lugar dos grandes negócios no centro da vida nos EUA é mais grotesco do que nunca.

Smartphones mudaram a luta contra a violência policial

Antes dos smartphones, a violência policial era praticamente invisível, mas ações violentas da reressão nunca são capturadas em filme. O problema do policiamento racista não será resolvido com mais visibilidade.

1 2