EUA, tramas e contradições do processo eleitoral

Os nomes de Jo Jorgensen e Howie Hawkins podem ser desconhecidos de boa parte do eleitorado dos Estados Unidos poucos dias antes das eleições de 3 de novembro no país.

O Burro, símbolo dos democratas e o Elefante, símbolo dos republicanos, os partidos do establishment dos EUA que se revezam no poder há mais de 150 anos

No entanto, como o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, essas duas figuras são candidatas à presidência da nação do norte, pelos partidos Libertário e Verde, respectivamente, e fazem parte de uma lista composta por dezenas de candidatos.

Apesar disso, apenas Trump, o atual presidente do país, e Biden, monopolizam praticamente todas as manchetes e aparecem com possibilidades reais de prevalecer nas urnas, amparados pela história de suas formações políticas e por uma poderosa máquina propagandística e monetária.

Jorgensen e Hawkins, por sua vez, são os candidatos mais bem posicionados entre os demais candidatos à Casa Branca, a tal ponto que a primeira aparecerá nas cédulas de todos os territórios do país, e o último, em cerca de trinta estados, enquanto em outros 16 estará como candidato por escrito.

Além dos indicados dos partidos Libertário e Verde, outros 10 candidatos aparecerão em cédulas que lhes permitirão ter acesso a mais de 15 dos votos do Colégio Eleitoral, incluindo Gloria La Riva, do Partido Socialismo e Libertação; Alyson Kennedy do Partido Socialista dos Trabalhadores; e o independente Brock Pierce.

Além das pautas, semelhanças ou divergências entre os dois candidatos ao cargo mais alto do país, serão Trump e Biden que obterão quase todos os 538 votos eleitorais que estarão em jogo nas eleições.

Para chegar à presidência dos Estados Unidos, 270 é o número mágico: é a quantidade de votos eleitorais que um candidato precisa receber para chegar à Casa Branca, em um processo eleitoral que não é voto direto, mas de segundo grau.

Isso significa que quando um eleitor vai às urnas, sua cédula não vai diretamente para o candidato de um dos partidos, mas para 538 eleitores de todos os 50 estados e de Washington DC.

De fato, em diversas ocasiões o eleito presidente não contava com a maioria do apoio da população, o mais recente deles em 2016, quando Trump obteve cerca de três milhões de votos populares a menos do que a então candidata democrata Hillary Clinton, mas recebeu 304 votos eleitorais, em comparação com os 227 de seu rival.

Tais características das eleições nos Estados Unidos levam o atual presidente e seu rival da força azul a mirar com precisão cirúrgica e somas milionárias, não nos 50 estados da nação, mas em um conjunto de territórios que podem ser decisivos.

Além disso, essas particularidades afetam a baixa participação nas eleições, conforme evidenciado, por exemplo, pelo fato de que apenas 55% dos cidadãos com direito a voto compareceram às urnas em 2016.

Segundo o site digital Vox, isso tem a ver com fatores como muitos eleitores não irem às urnas por não se identificarem com nenhum dos dois principais partidos, ou por morarem em estados onde seu voto não tem peso real.

Como o The Washington Post lembrou após as eleições de 2016, o sistema do Colégio Eleitoral foi projetado para favorecer áreas escassamente povoadas do país, fortalecer a elite agrária, oferecer mais poder aos estados escravistas, combater o facciosismo e a polarização.

O veículo alertou, no entanto, que atualmente este sistema está disfuncional, dá mais valor aos votos de alguns eleitores em relação aos de outros, ao mesmo tempo que priva completamente os quatro milhões de americanos que vivem em territórios ultramarinos.

Segundo o jornal, o Colégio Eleitoral distorce o sufrágio popular porque os pequenos estados obtêm mais poder do que os grandes.

Cada uma dessas jurisdições tem o número de votos eleitorais igual ao de membros do Congresso, e os territórios com menor população sempre recebem pelo menos três votos – porque todos têm pelo menos dois senadores e um deputado -, enquanto os mais populosos têm um limite máximo, independente do seu número de habitantes, pois o número de cadeiras na Câmara dos Deputados não aumenta.

Assim, o estado menos populoso, Wyoming, com 586 mil residentes, obtém três votos eleitorais, enquanto o estado com mais residentes, Califórnia (39 milhões de habitantes), recebe 55, o que significa que cada voto individual no Wyoming “pesa 3,6 vezes mais que o voto de um californiano”.

A isto se acrescenta que, como quase todos os territórios concedem seus votos eleitorais de forma que o vencedor leva todos eles, as eleições geralmente são decididas nos chamados estados indecisos, “estados pendulares”, ou “estados dobradiças”, nos quais o candidato de um dos dois partidos principais pode vencer.

Isso levou, por exemplo, ao fato de que em 2016, 95% dos eventos dos candidatos principais e 99% das despesas de campanha foram concentradas em 14 estados, uma tendência que continua este ano, quando Trump e Biden focam seus esforços em territórios como Flórida, Pensilvânia e Michigan.

Os dois rivais se movem nessas águas durante uma campanha eleitoral classificada como a mais cara da história, já que os gastos na atual disputa devem chegar a US $ 5,2 bilhões, de acordo com o grupo Center for Responsive Politics, apartidário, que rastreia dinheiro na política.

Com uma rede desse tipo que se repete invariavelmente no sistema eleitoral norte-americano, as chances de candidatos presidenciais de terceiros partidos ou independentes terem algum peso nas eleições são remotas, e a equação, mais uma vez, se reduz às duas forças bem estabelecidas do establishment político.

Fonte: Prensa Latina

Autor