Maria Prestes: Minha Valente Avó

De Andreia Prestes, Ana Prestes e Edu Prestes.

Um livro sobre mulheres que lutaram contra a ditadura militar e hoje são avós

Há cerca de 50 anos, o Brasil vivia um dos períodos mais autoritários de sua existência: a ditadura militar. De lá pra cá, muitas histórias de mulheres perseguidas por defenderem a liberdade de expressão se perderam. O hiato vivenciado entre as gerações fez com que as escritoras e o escritor de Minha Valente Avó percebessem que, embora as famílias de desaparecidos políticos e perseguidos pela ditadura cultivem essas memórias dentro de seus lares, as narrativas continuam distantes do público geral.

Em Minha valente avó, episódios surpreendentes da história do Brasil são contados por uma avó que leva sua neta para casa após a escola. No caminho, a neta desfruta com alegria a companhia da avó e descobre, por meio dos relatos, uma mulher corajosa. A menina também acaba aprendendo mais sobre si mesma e sobre a política.

A belíssima ilustração de Marilia Pirilo transporta as pequenas leitoras e leitores a um país governado por mandões. Ao mesmo tempo em que mostra momentos difíceis daquele período, Marilia revela nas páginas o profundo afeto que existe entre neta e avó.

Hoje, em um período dramático da história do Brasil, quando novamente surgem episódios de repressão ao livre pensamento com a ascensão de forças políticas autoritárias e saudosas dos porões da ditadura, nada melhor do que dialogar com as novas gerações sobre os perigos que rondam a democracia brasileira.

Importante também é registrar a homenagem às avós e avôs que defenderam o Brasil com muita coragem e valentia em nome da liberdade, da democracia e da justiça social.

Informações:

Título: Minha Valente Avó   

Autoras e autor: Andreia Prestes, Ana Prestes e Edu Prestes

Ilustração: Marilia Pirilo

Preço: R$ 60,00

Número de págs.: 24 pags.

ISBN: 978-65-86764-17-8

Publicação: dezembro de 2020

Lançamento On-Line: 15/12, as 19:30h.

Canal: Youtube da Editora Quase Oito

Editora: Quase Oito

Contato: 21-97117-7070

Contato com a editora: E-mail: contato@quaseoito.com.br Insta: @quase_oito