Último a entrar no mapa, Brasil ultrapassa 13 países em vacinações

Em 38o. lugar entre 52 países que mais vacinaram no mundo, Brasil soma um total de 28.543 pessoas vacinadas.

Dulcinéia da Silva Lopes, de 59 anos, técnica de enfermagem do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, e a idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, foram as duas primeiras cariocas a receberem a vacina CoronaVac no Rio de Janeiro. Fotos: Eliane Carvalho.

Quase 47 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo, conforme aponta o balanço do projeto “Our World in Data”, mantido por pesquisadores da Universidade de Oxford. Tanto a Ásia (Índia, China, Singapura, Rússia, Turquia, Emirados, Oman, Arábia e Israel), quanto a América do Norte (México, EUA e Canadá) já vacinaram 17 milhões de pessoas. A América do Sul (Chile, Argentina e Brasil) apenas 263.153 e um único arquipélago da África, as ilhas Seychelles vacinaram sete mil pessoas.

O Brasil foi o último país a entrar para o atual mapa de 52 países que vacinam e se aproxima de 30 mil pessoas vacinadas, ultrapassando 13 outros países em total de vacinações. O governo de São Paulo iniciou a imunização no domingo (17), logo após a Anvisa aprovar por unanimidade o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca. Após pressão dos governadores de outros estados, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o início da vacinação na segunda-feira (18), a partir das 17h, em todo o país.

O Brasil na corrida para vacinar sua população

No entanto, o Brasil ainda é o 38o país em total de vacinações, dentre esses 52, e o último em percentual da população. Israel é o país com maior percentual de vacinados, 34%, seguido dos Emirados Árabes Unidos, 22%. A maioria dos países ainda tem percentual muito baixo de vacinação.

Em termos de PIB per capita, o Brasil está acima apenas da Sérvia e da Índia. Por outro lado, em termos de quantidade de leitos hospitalares por mil habitantes, o Brasil (2,2 leitos) supera oito países, sendo que os que contam com maior quantidade são a Rússia e a Alemanha com oito leitos.

O Brasil também é o 16o. país mais atingido por mortes de covid-19 desta lista. No topo estão a Bélgica, a Eslovênia e a Itália com maior proporção de mortos por população.

China e Rússia foram os países que começaram a vacinação primeiro em 15 de dezembro, seguidos de Israel no dia 19. Reino Unido e EUA começaram no dia 20, o Bahrein no dia 23 e o México na véspera de Natal. Antes do réveillon, apenas Alemanha e Itália vacinaram sua população, a partir do dia 27.

Os Estados Unidos lideram o ranking, com 15,71 milhões de doses aplicadas, embora seja o sexto em termos proporcionais (apenas 4,8% da população vacinada). Na sequência vêm China (15 milhões), Reino Unido (5,07 milhões), Israel (2,94 milhões) e Emirados Árabes Unidos (2,16 milhões). Itália, Espanha, Alemanha, Turquia e Rússia também estão na lista dos países que já vacinaram mais de um milhão de pessoas.

Os países que mais correm com a vacinação (maior número de vacinas aplicadas por dia) são EUA, Reino Unido, Índia, França, Israel e Turquia com mais de cem mil vacinações por dia.

Dos países que vacinam que estão com mais mortes por covid-19, proporcionalmente, o Brasil é o 16o. Os mais atingidos são Bélgica, Eslovênia, Itália, Checa e Reino Unido. Dos países com mais doentes, o Brasil é o 20o. país com vacinação. Checa, Luxemburgo, EUA, Eslovênia e Israel são os cinco com mais contágios.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *