Orlando Silva: Quem é Lucas Koca?

Lucas Koca liderou um verdadeiro movimento cívico na Escola Estadual Caetano de Campos e ajudou a juventude a impor uma derrota histórica ao governo tucano

Atenção! Não sou afeito à febre BBB21, mas abro exceção para um comentário que julgo importante.

Conheço o Lucas Koka Penteado desde menino, assim como muitos de seus parentes, da família Penteado, ligados à Vai-Vai, a quase centenária escola de samba do Bixiga. Segue o fio.

Pois dou meu testemunho. Esse garoto, que está sendo chamado de “defensor de vagabundo”, era estudante do Caetano de Campos, uma das mais importantes escolas públicas de São Paulo, quando o governo Geraldo Alckmin inventou de fechar diversos colégios estaduais.

O governador não contava que enfrentaria uma rapaziada que segue em frente e segura o rojão. Foi aí que a juventude do movimento estudantil, junto a professores e pais, protagonizou uma das belas e simbólicas batalhas dos últimos anos: a luta pelo direito a estudar.

O Lucas Koca liderou esse verdadeiro movimento cívico na Escola Estadual Caetano de Campos, representando seu grêmio estudantil. A seu lado, além da comunidade escolar, a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a UEE, a Upes e a UNE (União Nacional dos Estudantes), que fizeram o mesmo em centenas de escolas pelo estado.

O resultado é que a juventude estudantil, da qual Lucas foi uma destacada liderança, impôs uma derrota histórica ao governo do estado e ao neoliberalismo dos tucanos, que governam São Paulo há quase três décadas. Por causa deles, as escolas continuam abertas e servindo ao povo.

Não, isso não é ser vagabundo! Isso é ser um cidadão consciente de seus direitos e que não se curva ao poder plantão. Olho para o Lucas Koka e lembro daquele garoto, hoje um rapaz, sabendo que é mais um jovem negro que sonha e vai atrás! À luta, meu irmão!

Autor