Começa julgamento de impeachment de Trump no Senado

Ex-presidente é acusado de incitar à violência que resultou na invasão ao Capitólio, a sede do Congresso, em 6 de janeiro

Presidente dos EUA, Donald Trump, discursa em comício que terminou com invasão ao Capitólio - Foto: Jim Bourg/Reuters

O julgamento do segundo impeachment contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começa nesta terça-feira (9) no Senado norte-americano.

Único presidente na história dos Estados Unidos a ser condenado duas vezes pela Câmara, ele agora é acusado de incitar à violência que resultou na invasão ao Capitólio, a sede do Congresso, em 6 de janeiro.

No ano passado, Trump enfrentou o primeiro processo de impeachment quando a Câmara o condenou por obstrução ao Congresso e abuso de poder, mas acabou inocentado pelo Senado.

Nesta terça-feira (9), os oito promotores do impeachment iniciarão a exposição oral de seus argumentos, a etapa pode durar até três dias.

Em um documento de 80 páginas, os promotores pediram a condenação de Trump e afirmaram que o ex-presidente cometeu uma “traição sem precedentes históricos” ao discursar aos seus apoiadores pouco antes de eles invadirem o Capitólio, em um episódio que terminou com cinco mortes.

A defesa de Trump rechaçou as acusações contra o ex-presidente e terá um tempo similar ao da acusação para apresentar seus argumentos.

Fonte: Sputnik