Lula lamenta a morte do “companheiro de décadas” Haroldo Lima

Segundo o ex-presidente, Haroldo dirigiu a ANP, sob seu governo, “com base nos interesses nacionais”

Lula, Haroldo e João Amazonas, em atividade da campanha presidencial de 1989

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a perda do ex-deputado federal Haroldo Lima (PCdoB), que morreu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 81 anos, vítima de Covid-19. De acordo com Lula, Haroldo “foi um companheiro de décadas, um grande político e amigo”.

Em 2005, quando estava em seu primeiro governo, Lula nomeou o histórico comunista baiano e brasileiro para a direção geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A gestão de Haroldo foi marcada pela descoberta do pré-sal, pela busca autossuficiência do País no petróleo e pela defesa da soberania energética brasileira.

Segundo Lula, Haroldo dirigiu a ANP com base nos interesses nacionais. Na época, escreve o ex-presidente, o Brasil “combinava desenvolvimento da cadeia de produção de óleo e gás com preços de combustíveis e gás de cozinha que respeitavam o povo brasileiro”.

Leia abaixo a íntegra da nota de Lula:

Nota de pesar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo falecimento do ex-deputado Haroldo Lima.

Haroldo Lima foi um companheiro de décadas, um grande político e amigo. Lutou pela democracia brasileira, foi dirigente da União Nacional dos Estudantes e deputado pelo PCdoB por 20 anos.

Foi presidente da Agência Nacional de Petróleo, que chefiou de acordo com o interesse nacional, do desenvolvimento brasileiro, em uma época que o país combinava desenvolvimento da cadeia de produção de óleo e gás com preços de combustíveis e gás de cozinha que respeitavam o povo brasileiro.

Haroldo Lima foi mais uma das quase 300 mil vítimas brasileiras do covid19. Mais uma família que perde entes queridos por causa de uma doenca nova que causa tantas vítimas no Brasil, hoje mais que em qualquer lugar do mundo, por causa da inépcia e negacionismo do governo federal, que negligenciou por meses as medidas necessárias e a compra de vacinas que o povo brasileiro precisava para enfrentar esse terrível inimigo.

Aos familiares, amigos e companheiros de Haroldo Lima, meus sentimentos e solidariedade.

Luiz Inácio Lula da Silva

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *