Crise Ernesto Araújo: senadores querem suspender nomeação de embaixadores

Parlamentares dizem que o ministro Ernesto Araújo não possui condições de prosseguir no cargo por conta de uma política externa desastrosa que ajudou o Brasil a se tornar pária mundial e ameaça global

O líder da minoria, senador Jean Paul Prates (Foto: Alessandro Dantas)

Parlamentares da oposição ingressaram com um projeto de resolução (PRS 24/2021) para suspender as nomeações de embaixadores pelo Senado. Eles dizem que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, não possui condições de prosseguir no cargo por conta de uma política externa desastrosa que ajudou o Brasil a se tornar pária mundial e ameaça global.

“A atuação de Ernesto Araújo compromete, inclusive, a obtenção das vacinas destinadas a salvar a vida de milhões de brasileiros”, descreve o projeto, apresentado pelo líder da minoria, Jean Paul Prates (PT-RN). O documento também foi subscrito pelo senador Jaques Wagner (PT-BA).

“A política externa do Brasil está entregue a um indivíduo que, como sobejamente demonstrado na audiência pública realizada no Senado Federal, na quarta-feira (24), não reúne as mínimas condições para representar os autênticos interesses brasileiros no cenário mundial”, justificou.

Segundo os parlamentares, a proposta visa trazer ao foco da República a real emergência em curso, que já matou mais de 300.000 brasileiros, e concentrar todos os esforços do Senado em torno de medidas pertinentes ao combate à pandemia, sejam elas domésticas ou internacionais, como por exemplo a negociação com a OMC pra obter a quebra de patentes e fazer gestões bilaterais para adquirir vacinas e insumos.

“Cabe a este Senado sublinhar a centralidade da emergência, e liderar o rechaço ao negacionismo, à irresponsabilidade e à inércia, para salvar as vidas de brasileiras e brasileiros”, completa.

Com informações da Assessoria de Comunicação do senador Jean Paul