Humilhado e enfraquecido, Ernesto Araújo pedirá demissão do Itamaraty

Pedido de exoneração será apresentado a Bolsonaro ainda hoje

Bolsonaro e Ernesto Araújo (Foto: Reprodução)

Sob uma interminável humilhação pública e com cada vez menos apoios, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, vai pedir demissão. Segundo o site do jornal O Globo, “a informação foi repassada pelo próprio chanceler a seus subordinados” e o pedido de exoneração será apresentado ao presidente Jair Bolsonaro ainda nesta segunda-feira (29).

O fim da desastrosa gestão de Araújo no Itamaraty já estava previsto, seja pelos sucessivos fracassos de sua atuação – sobretudo nas articulações no combate à pandemia –, seja pela rejeição geral de diplomatas de carreira ao ministro, seja por seu desempenho sofrível em audiência ao Congresso na semana passada.

Os presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado,  Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pressionaram o presidente Jair Boldonaro a demitir o chanceler. Lira chegou a dizer que Araújo perdeu a capacidade de dialogar com países. Era um gestor humilhado e enfraquecido.

No sábado (27), carta assinada por mais de 300 diplomatas responsabilizava Araújo pelos “graves prejuízos para as relações internacionais e a imagem do Brasil” e cobrava sua saída imediata do ministério. Já nesta segunda (29), os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentam ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido do ministro por crimes de responsabilidade.

Com O Globo e agências