Rádio Itatiaia é comprada pelo dono da MRV e da CNN

Emissora mineira tem a maior audiência no estado

Rubens Menin e Emanuel Carneiro anunciam a troca de dono da emissora mais ouvida em Minas - Foto Divulgação

A Rádio Itatiaia, a principal emissora de Minas, é a nova aquisição de Rubens Menin, criador e dono da Construtora MRV. Emanuel Carneiro, que comanda desde 1994 o veículo fundado em 1952, comunicou nesta quinta-feira, 13, a aquisição de 100% da Itatiaia pelo empresário bolsonarista, que também é dono do canal CNN no Brasil e, atualmente, está bancando a construção do Estádio do Atlético Mineiro e a contratação de vários jogadores para o clube.

“Estou feliz por transferi-la a um mineiro de coração, comprometido com a missão de perpetuar este legado de 70 anos”, disse Carneiro. Os ouvintes da emissora foram comunicados sobre a transação por meio de um bate-papo conduzido pelo jornalista e apresentador Eduardo Costa, entre Emanuel e Rubens Menin.

“A Itatiaia é um patrimônio de Minas Gerais”, resumiu Rubens Menin. “Eu sou fã da história, do que foi feito com brilhantismo e ética. É uma missão muito grande. Temos que continuar esta história que não vai acabar. Para Minas Gerais é muito importante. O papel da imprensa no desenvolvimento do estado, do social, é muito grande. A Itatiaia faz isso com muita competência”, destacou.

“O trabalho social que a Itatiaia faz não tem preço. Isso é pedra fundamental. Temos que ser a voz da população alegre, mas carente. O patrimônio da Itatiaia é a ética e o bom jornalismo. A obrigação do jornalismo é informar os fatos. A Itatiaia tem feito isso com muita isenção. Fazer o jornalismo como deve ser feito, a serviço da população. Esta é a grande meta”, acrescentou Menin.

Com ênfase no lfutebol, a Rádio Itatiaia foi fundada pelo jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro em janeiro de 1952, na cidade de Nova Lima, vizinha a Belo Horizonte. Transmitida pelas frequências 610 kHz – AM e 95,7 MHz – FM, é a principal emissora radiofônica do estado e está entre as mais importantes do Brasil.

A história da Itatiaia é marcada pelo pioneirismo. Foi a primeira de Minas a implantar programação 24h, a usar satélite para transmissões internacionais, a transmitir Copas do Mundo e Olimpíadas com equipe própria e canal independente, além de veicular sua programação ao vivo pela internet.

Autor