Juiz de Fora investiga possível caso de variante indiana

Paciente que esteve na Índia recentemente testou positivo para covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas, coletou do material para apurar a situação de um paciente que esteve na Índia recentemente e testou positivo para a Covid-19 no município. Os exames poderão esclarecer se ele foi infectado por alguma variante do coronavírus.

A pessoa infectada estava trabalhando embarcada em um navio na Índia. O material recolhido foi enviado para Belo Horizonte para ser submetido a análise. Por enquanto, prefeitura não deu detalhes sobre a identidade, a sua idade do paciente e seu estado de saúde. 

No Brasil são investigados casos da variante no Maranhão, onde os infectados chegaram no país a bordo de um navio cargueiro vindo da África. No último dia 10, a Organização Mundial da Saúde classificou a variante como digna de uma “preocupação global”. Pelo menos 44 países registraram contaminações pelo mundo.

Preocupante 

A variante é preocupante porque tem mutações mais contagiosas que a cepa tradicional do coronavírus e pode provocar lesões pulmonares graves. Na Índia, onde a linhagem do coronavírus B1.617 foi identificada, 26 milhões de pessoas foram infectadas e cerca de 57 mil pessoas morreram de Covid-19. O país é o terceiro a superar a marca de 300 mil óbitos na pandemia, sendo superado apenas pelo Brasil e Estados Unidos.

Hoje, a Secretaria de Saúde está encerrando o pré-cadastro para pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Para coibir a realização de festas clandestinas durante a pandemia, a Prefeitura elaborou um Projeto de Lei que estabelece multas de R$ 50 mil para os responsáveis por eventos irregulares, tanto organizadores quanto donos de imóveis nos quais ocorram festas. A mensagem do Executivo será enviada para votação na Câmara Municipal. Os frequentadores serão multados em R$ 1 mil.

Autor