Flávio Dino: Educação e cultura vivas

Acreditando que vamos vencer, seguimos os caminhos da esperança por dias melhores, construindo os trilhos que transformarão milhões de futuros.

Todos nós tivemos nossas vidas transformadas pela pandemia. Crianças, idosos, jovens. Até quem incrivelmente ainda hoje duvida da gravidade da doença já sofreu seus efeitos indiretos. É difícil aferir quem teve sua vida mais afetada. Mas, certamente, como segmentos sociais e econômicos, os mais impactados são a Educação e a Cultura.

A dimensão do compartilhamento contínuo da educação pressupõe, em sua essência, o conviver, o estar junto, o partilhar experiências que constroem o processo de ensino-aprendizagem. E essa completude de relacionamentos tem sido tirada de nossos estudantes e professores desde que se estabeleceu o período de pandemia. Porém, acreditando que vamos vencer, seguimos os caminhos da esperança por dias melhores, construindo os trilhos que transformarão milhões de futuros.

Para somar-se ao robusto processo de estruturação educacional que já temos executado no Maranhão nos últimos anos, lançamos, na última semana, o Projeto Trilhos da Alfabetização, em parceria com a Fundação Vale, Fundação Getúlio Vargas e 24 prefeituras municipais que integram o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), situadas ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Em uma perspectiva de geração de oportunidades, de forma conjunta, vamos promover a melhoria da aprendizagem das crianças, elevando os níveis de alfabetismo ao tempo que potencializaremos a formação de professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. Ao todo, mais de 70 mil crianças e mais de 4 mil professores e gestores escolares serão alcançados, beneficiando diretamente a comunidade de mais de 1000 escolas maranhenses.

Tão indispensável quanto a educação, está a dimensão da cultura nesse processo transformador. A cultura é essencial para nossa definição como seres humanos e para nossa formação como nação. O conhecer e o reconhecer tradições e saberes fazem parte desse amplo movimento educacional que tanto impacta a vida de nossas crianças e jovens. Acreditamos na capacidade transformadora da educação e da cultura para alcançarmos uma sociedade mais digna e justa.

É por isso que, diante do delicado momento que vivemos, ampliamos nossa atenção aos segmentos da nossa cultura. Inevitavelmente, as necessárias medidas preventivas para resguardar a saúde reduzem as possibilidades até então mais comuns de fruição cultural. Shows, apresentações teatrais, salas de cinema, festas populares, a maior parte dessas atividades está suspensa para evitar aglomerações e a propagação do vírus. Infelizmente, a pandemia prejudica fortemente tudo isso.

No Maranhão, o nosso governo aproveitou o marco legal criado pelo Congresso Nacional para apoiar artistas e produtores por meio da Lei Aldir Blanc e fizemos editais para trabalhadores da Cultura, incluindo todos os segmentos artísticos, artesãos, escritores e produtores culturais, para os quais já repassamos R$ 34 milhões por meio de editais com amparo na Lei nacional. Com recursos exclusivamente estaduais, além do auxílio emergencial para a classe artística que concedemos este ano, criamos desde 2020 o programa Conexão Cultural, que já está em sua 4ª edição. Assim, apoiamos o segmento cultural ao mesmo tempo que estimulamos novas formas de fazer cultural. O valor estadual investido chegou a R$ 5,3 milhões.

Este ano, infelizmente, não temos como realizar grandes eventos juninos. Novamente, vamos celebrar em casa as festas de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Nossos estudantes e educadores ainda não puderam retomar em totalidade as suas rotinas escolares. Mas creio que em breve poderemos implantar novos trilhos de desenvolvimento, com mais educação e cultura para todos!

Fonte: Agência Maranhão de Notícias

Autor