CPI da Covid pode enquadrar Bolsonaro como investigado

Senadores já queriam incluir o presidente na primeira lista de investigados anunciada na sexta-feira

Renan Calheiros interroga Mayra Pinheiro na CPI (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Falta pouco para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado, enquadrar Jair Bolsonaro como investigado. Senadores avaliam que, com os documentos recebidos, depoimentos colhidos e declarações dadas, o presidente já pode entrar na lista de nomes sob investigação da CPI.

Para a cúpula do colegiado, o material reunido é substantivo e deixa Bolsonaro em situação delicada. Tanto que houve um forte movimento no G7 da comissão (grupo formado por senadores de oposição e independentes) para incluir o presidente logo na primeira lista de investigados anunciada na sexta-feira, composta por 14 investigados.

Segundo o jornal O Globo, Bolsonaro só não integrou o primeiro escalão da CPI porque há, ainda, controvérsia sobre o poder da comissão em investigar o presidente da República. A palavra final tende a passar por consultores do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão.

Até o momento, segundo esses consultores, a opinião geral é desfavorável ao presidente: a lei prevê que, se o chefe do Executivo pode responder por crimes cometidos no exercício do mandato, pode também ser investigado pelo possível cometimento deles.

Com informações do O Globo