Renildo Calheiros: federação é um passo adiante para ação programática conjunta

“Numa sociedade, devem existir tantos partidos quanto a sociedade queira”, afirmou o líder do PCdoB na Câmara.

Renildo Calheiros | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira (21), o líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE) participou do programa ADJC Dialoga, sobre as federações partidárias, no qual o parlamentar discorreu detalhadamente sobre como funciona esse tipo de frente política e sua importância para garantir a pluralidade de ideias e a democracia.

Veiculado pelas redes sociais da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, o bate-papo contou, ainda, com a participação do vice-coordenador da ADJC nacional, Paulo Machado Guimarães, e a mediação de Carolina Lobo, integrante da coordenação política da entidade.

“Numa sociedade, devem existir tantos partidos quanto a sociedade queira. Esse princípio está assegurado na Constituição brasileira, o princípio que assegura a liberdade de organização partidária”, disse Renildo.

O deputado destacou, ainda, que a “federação não visa exclusivamente a eleição, mas uma atuação conjunta, uma ação política e programática conjunta por pelo menos quatro anos”. E apontou: “Achamos que é um passo adiante fazer aliança programaticamente, com partidos que ideológica e politicamente se aproximam mais. E isso será feito naturalmente, democraticamente porque não você não vai fazer uma frente partidária com quem pensa muito distante de você”.

Assista a íntegra do debate:

Fonte: Portal PCdoB