Saiba o que antecedeu o assassinato do presidente haitiano

Eleito para apagar os traços da ditadura, Moise mergulhou o país numa espiral de autoritarismo, miséria e violência.

Manifestantes em Porto Príncipe em 2019 destacam o papel dos governos estrangeiros no apoio ao presidente Jovenel Moïse, que foi acusado de corrupção.

O presidente haitiano Jovenel Moïse foi assassinado na madrugada de 7 de julho de 2021 , em um ataque descarado a sua casa particular nos arredores de Porto Príncipe, a capital.

A esposa de Moïse também foi baleada no assalto que matou seu marido. Os agressores não foram identificados, e o primeiro-ministro do Haiti relata que está comandando o país.

O assassinato de Moïse encerrou uma presidência de quatro anos e meio que mergulhou a já problemática nação em uma crise ainda mais profunda.

Um novato político

Jovenel Moïse, 53, nasceu em 1968, o que significa que ele cresceu sob a ditadura de Duvalier no Haiti. Como a maioria dos haitianos hoje, ele viveu tempos turbulentos – não apenas ditadores, mas também golpes e violência generalizada, incluindo assassinatos políticos .

Moïse, um empresário que se tornou presidente, fez seu caminho na política usando conexões políticas que surgiram do mundo dos negócios. Inicialmente, ele investiu em negócios automotivos, principalmente no norte do Haiti, onde nasceu. No final das contas, ele acabou trabalhando no setor agrícola – um grande pedaço da economia do Haiti, onde muitas pessoas cultivam .

Valerie Baeriswyl / AFP via Getty Images
O falecido presidente haitiano Jovenel Moïse em novembro de 2019. Jovenel em um pódio com homens sentados atrás dele

Em 2014, a empresa de financiamento agrícola de Moïse, Agritrans, lançou uma plantação de banana orgânica , em parte com empréstimos estatais. Sua criação deslocou centenas de camponeses, que receberam indenizações mínimas .

Mas o negócio trouxe destaque para Moïse. Foi como um famoso exportador de banana que Moïse conheceu o então presidente haitiano Michel Martelly em 2014. Embora não tivesse experiência política, Moïse se tornou o sucessor escolhido a dedo de Martelly nas próximas eleições do Haiti .

Martelly era profundamente impopular no final de seu mandato , mas os líderes partidários presumiram que Moïse seria mais bem-vindo devido ao seu histórico relacionável na agricultura.

Uma presidência divisiva e instável

Em vez disso, Moïse mal conseguiu uma vitória na eleição de novembro de 2016 em que menos de 12% dos haitianos votaram. Sua fraca vitória eleitoral veio depois de dois anos de votos atrasados ​​e fraude eleitoral confirmada pelo governo de Martelly .

Em 2017, o primeiro ano de Moïse no cargo, o Senado haitiano divulgou um relatório acusando-o de desviar pelo menos US $ 700.000 de dinheiro público de um fundo de desenvolvimento de infraestrutura chamado PetroCaribe para seu negócio de banana .

Manifestantes invadiram as ruas gritando ” Kot Kòb Petwo Karibe a ?” – “onde está o dinheiro da PetroCaribe?”

Placas de protesto vistas caídas no chão, dizendo "Jovenel deve ir" em inglês e crioulo
Sinais de protesto em Porto Príncipe em março de 2021, antes de um protesto para denunciar os esforços de Moïse para permanecer no cargo após seu mandato. Valerie Baeriswyl / AFP via Getty Images

Sem a confiança do povo haitiano, Moïse confiou no hard power para permanecer no cargo.

Ele criou uma espécie de estado policial no Haiti, revivendo o exército nacional duas décadas depois de sua dissolução e criando uma agência de inteligência doméstica com poderes de vigilância.

Desde o início do ano passado, Moïse governava por decreto. Ele efetivamente fechou a legislatura haitiana ao se recusar a realizar eleições parlamentares programadas para janeiro de 2020 e demitiu sumariamente todos os prefeitos eleitos do país em julho de 2020 , quando seus mandatos expiraram.

Protestos sustentados – sobre escassez de gás e apagões, austeridade fiscal que causou inflação rápida e condições de vida em deterioração e ataques de gangues que mataram várias centenas , entre outras questões – foram uma marca registrada do mandato de Moïse.

Os protestos de rua existentes explodiram no início de 2021 depois que Moïse se recusou a realizar uma eleição presidencial e renunciar quando seu mandato de quatro anos terminou em fevereiro . Em vez disso, ele alegou que seu mandato terminaria um ano depois, em fevereiro de 2022, porque as eleições de 2016 do Haiti foram adiadas.

Antes de sua morte, Moïse planejava mudar a Constituição haitiana para fortalecer os poderes da presidência e prolongar sua administração .

Memórias de uma ditadura

Meses antes de seu assassinato, os manifestantes haitianos exigiam a renúncia de Moïse.

Para muitos haitianos, as tomadas de poder não democráticas de Moïse lembram os 30 anos de ditadura de François Duvalier, apoiada pelos Estados Unidos, conhecida como “Papa Doc”, e seu filho, Jean-Claude “Baby Doc” Duvalier.

Imagem em preto e branco de François Duvalier, de terno, e sua esposa, em um vestido, cercado por homens vigilantes
François Duvalier com guarda-costas e sua esposa, Simone, depois de terem votado nas eleições presidenciais do Haiti de 1957, nas quais Duvalier foi um dos principais candidatos. AFP via Getty Images

Tanto Papa Doc quanto Baby Doc confiaram em assassinar e brutalizar haitianos para permanecer no poder, com a aprovação tácita dos interesses políticos ocidentais no Haiti. Trabalhando com os Duvaliers, os fabricantes americanos no Haiti garantiram que seus investimentos fossem lucrativos, pressionando para que os salários continuassem baixos e as condições de trabalho continuassem ruins .

Quando os protestos haitianos crescentes acabaram com o regime em 1986, Baby Doc fugiu do país. Os Duvaliers enriqueceram, mas o Haiti foi deixado em colapso econômico e ruína social .

A Constituição haitiana de 1987 que Moïse procurou mudar foi escrita logo depois para garantir que o Haiti nunca voltaria à ditadura.

Além do uso da violência estatal de Moïse para suprimir a oposição, os manifestantes anti-Moïse antes de seu assassinato apontaram outra semelhança com a era Duvalier: o apoio dos Estados Unidos.

Em março, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que apoiava a decisão de Moïse de permanecer no cargo até 2022 , para dar ao país atingido pela crise tempo para “eleger seus líderes e restaurar as instituições democráticas do Haiti”.

Essa postura – que ecoa a de organizações internacionais dominadas pelo Ocidente e que têm influência substancial no Haiti, como a Organização dos Estados Americanos – sustentou o que restou da legitimidade de Moïse para permanecer presidente.

Os haitianos insatisfeitos com o apoio americano contínuo a seu presidente em apuros realizaram inúmeras manifestações em frente à embaixada dos Estados Unidos em Porto Príncipe , enquanto haitianos americanos nos Estados Unidos protestaram em frente à embaixada do Haiti em Washington, DC

Desde a invasão e ocupação militar do Haiti de 1915 a 1934 até o apoio ao regime de Duvalier, os Estados Unidos desempenharam um papel importante na desestabilização do Haiti .

Desde o devastador terremoto no Haiti em 2010, organizações internacionais como as Nações Unidas e organizações sem fins lucrativos como a Cruz Vermelha norte-americana também tiveram uma presença exagerada no país .

Agora, o presidente impopular que potências estrangeiras apoiavam na esperança de alcançar alguma estabilidade política no Haiti foi morto.

Tamanisha John é doutoranda de Relações Internacionais, Florida International University