Judoca argelino é suspenso 10 anos por recusar luta com israelense

Casos similares de árabes recusando competir com israelenses, em solidariedade à Palestina, se acumulam a cada Olimpíada

Tohar Butbul de Israel se prepara para competir durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O argelino Fethi Nourine e seu técnico Ammar Benkhlef foram suspensos pela Federação Internacional de Judô (IJF) por 10 anos por se retirarem da Olimpíada de Tóquio quando a chave da competição colocou o judoca a caminho de uma luta contra um atleta israelense.

O lutador de 30 anos deveria enfrentar o sudanês Mohamed Abdalrasool na primeira luta na categoria até 73 quilos, e uma vitória o faria enfrentar o israelense Tohar Butbul na rodada seguinte. Abdalrasool, aliás, também abandonou as Olimpíadas deste ano para evitar enfrentar um israelense, mas não expressou comentários sobre assunto.

Nourine disse que seu apoio político à causa palestina tornou impossível a ele competir com Butbul.

O Comitê Olímpico Argelino retirou as credenciais do judoca e de seu técnico, Amar Benikhlef, e os mandou de volta para casa.

A IJF, que suspendeu ambos temporariamente, disse que os dois usaram os Jogos “como uma plataforma de protesto e promoção de propaganda política e religiosa”, o que violou seu código de ética e a Carta Olímpica.

Eles estão banidos de todos os eventos e atividades da IJF até 23 de julho de 2031, mas podem apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS), disse o comunicado da entidade.

Esta não foi a primeira vez em que Nourine se retirou de uma competição para evitar enfrentar um oponente israelense (ele abandonou o Mundial de 2019 em Tóquio pela mesma razão).

“Meu treinador e eu tomamos a decisão juntos e estou orgulhoso disso. Esta decisão me honra primeiro, honra minha família e honra o povo argelino e o estado argelino, porque o presidente Abdelmadjid Tebboune declarou ao mundo que não consentimos com a normalização, e apoiamos a causa palestina,” disse o judoca ao chegar em Argel, recebido como herói.

Esta não é a primeira vez que a política e as Olimpíadas se chocam. Nos jogos de 2004 em Atenas, o então campeão mundial iraniano Arash Mirasmaeili se recusou a lutar contra o judoca israelense Ehud Vaks, recebendo elogios de Teerã. No Rio de Janeiro em 2016, o judoca egípcio Islam El Shehaby foi mandado para casa depois de se recusar a apertar a mão do israelense Or Sasson quando a luta terminou.

As tensões do conflito entre israelenses e palestinos voltaram à tona este ano, quando confrontos na Jerusalém em disputa desencadearam combates através da fronteira.

A recepção de Nourine em Argel:

Com informações do Monitor do Oriente Médio

Autor