Um prêmio para chamar de seu, para si

Até Michelle rachou o prêmio com o resto da família. E numa explanação sobre a importância das fake news para as telecomunicações do Brasil, ela soube que seu casamento jamais foi atingido por elas.

O beijo emocionado e premiado, sem fake news, mas coberto de coronavírus. Reprodução da transmissão do Ministério das Comunicações.

Se o Brasil tiver um futuro, vai ser difícil explicar para as novas gerações as inúmeras inovações do Governo Bolsonaro. O Prêmio Marechal Rondon de 2021 será uma delas, um prêmio criado pelo governo para premiar a família Bolsonaro e seus amigos e subalternos, numa rachadinha perfeita. Surpreende que o troféu não venha junto com um bom prêmio em dinheiro.

Muito se perguntou na internet qual a contribuição dessa gente toda para as telecomunicações. Qual o critério de escolha? Muito simples: Bolsonaro revolucionou as telecomunicações brasileiras criando o maior sistema de desinformação e fake news da história da República, a partir de um gabinete dentro do próprio Palácio do Planalto. Ficou tão difícil se comunicar com a população, que a própria base de Bolsonaro não consegue mais saber se quem fala é ele, mesmo, ou algum comediante. O governo de memes e da piada pronta, como diria José Simão!

Até a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, receberam ontem o prêmio Marechal Rondon de Comunicações. Além dos três, também foram agraciados 12 ministros de Estado, além de parlamentares e funcionários do governo e de estatais. A maioria não tinha nada a ver com o setor de telecomunicações.

O prêmio Marechal Rondon foi criado em abril deste ano com o objetivo de homenagear personalidades que contribuem para o avanço das telecomunicações no Brasil e também para justificar o cargo do ministro Fábio Faria. Durante a entrega, que aconteceu numa tarde melancólica em solenidade no Palácio do Planalto, não houve nenhuma explicação sobre o motivo para a escolha dos premiados.

O prêmio, que leva o nome do patrono das comunicações, Marechal Rondon, foi instituído em portaria publicada em 14 de abril de 2021 no Diário Oficial da União. A homenagem ocorrerá anualmente e premiará campanhas, programas, movimentos de cunho social, civis ou militares. Os indicados ao prêmio serão contemplados com respectivo diploma assinado pelo ministro da pasta.

Temos que admitir que a premiação a Bolsonaro foi plenamente justificada, para garantir o clima de stand up e a animação do “tio do pavê”. Falou sobre a importância das fake news para a sociedade e até para um casamento feliz.

Bolsonaro afirmou que não é necessário tentar impedir a circulação de notícias falsas, uma vez que elas “fazem parte da nossa vida” e “morrem por si só”. “Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada? Se não contasse, a noite não ia acabar bem”, disse, aos risos. “Eu nunca menti para Michelle”, completou o comentário machista. No final deste dia, Bolsonaro sofreu uma nova derrota pelo STF, que devolveu a medida provisória em que o presidente defende as fake news dos ataques das notícias verdadeiras.

No total, 44 pessoas receberam o prêmio. Além dos três Bolsonaro, 12 ministros, seis parlamentares, o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro de Andrade, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e cinco ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) foram homenageados.

No palco, quase metade das autoridades não usava máscara, já acostumados com o protocolo dos eventos bolsonaristas. Bolsonaro, os ministros Fábio Faria, Luiz Eduardo Ramos e Ciro Nogueira, além do ex-presidente e senador Fernando Collor (Pros-AL) não usavam o item de proteção.

O presidente do cercadinho da Alvorada fez piada até com os jornalistas, depois de ganhar o prêmio da Fenaj de pior presidente da história para a imprensa. “A nossa liberdade de imprensa, com todos seus defeitos, tem que persistir. É melhor ela falando do que calar. Nosso governo conversa com todo mundo”, disse ele, se posicionando contra a regulação da mídia. 

“O que seria do executivo sem o Senado, sem a Câmara? e também, por que não dizer, em muitos momentos, sem o nosso STF? Nós somos um só corpo”, falou Bolsonaro em seu stand up. Todos rimos.

A internet foi injusta com tamanho esforço do governo para gerar memes e tuítes. A maioria das manifestações nas redes foram dos premiados e de perfis oficiais de ministérios. Veja alguns abaixo:

Autor