Orlando Silva: A democracia brasileira corre riscos?

“A crise da democracia liberal é um fenômeno global e tem características próprias no Brasil. Somos um país de democracia recente, de baixa intensidade, com um sistema político que não reflete a diversidade do povo”

Manifestação na avenida Paulista pedindo o Impeachment do presidente Bolsonaro foto Felipe Campos Mello

Litros de tintas e horas e horas de vídeos na internet foram gastos na caracterização da era Bolsonaro. A tentativa de síntese sempre nos leva para o terreno perigoso do esquema e da simplificação, mas é essencial para darmos um passo na montagem de cenários e refletirmos sobre a tática. Bolsonaro é um líder autoritário, que atua para desestruturar o sistema democrático tal qual construímos no país.

Tenta pavimentar sua política através de pacto com as elites, sustentando uma agenda ultraliberal que tenta persistir no mundo. Outra âncora de seu projeto são setores reacionários, que têm posições fundamentalistas no campo da cultura e trajes e manejam enormes contingentes a partir de grupos religiosos. Ao mesmo tempo, procura organizar uma “guarda pretoriana”, recrutada entre frames policiais e milícias, que sirva de base para movimentos heterodoxos.

A consequência da orientação econômica do governo é um desastre: o desemprego, o desalento, a carestia ea fome são expressões cruéis dessa política. O crescimento pífio do PIB, o fechamento de empresas e a desorganização de setores inteiros da economia dão outra dimensão à tragédia que vivemos e fazem com que segmentos produtivos se descolem do governo. O Brasil está desacreditado e apequenado no contexto mundial, não há horizonte de retomada do crescimento econômico e nenhuma possibilidade de desenvolvimento nacional.

A ação política de Bolsonaro conduz a um isolamento crescente do bloco, que não é desprezível. Ele usa os velhos métodos da política para seguir no poder e ainda conta com apoio que lhe dá sobrevida. Essa parcela revela desprezo pela democracia quando se submete ao bolsonarismo.

Não são triviais os movimentos do presidente junto às Forças Armadas. O comportamento do ministro da Defesa é inadmissível. Apesar de estar numa posição de governo, cumpre uma função de Estado. Nada justifica uma conduta de ativista político, inclusive frequentando comícios em que o Bolsonaro ataca as instituições da República e a sinaliza descumprir a Constituição Federal.

No Brasil de Bolsonaro, crise política e tensão institucional consolidada para ficar. São o novo normal.

Faço essa caracterização para voltar à pergunta: a democracia brasileira corre riscos?

Para quem der resposta negativa –portanto, não vê riscos–, pode ser aguardar natural a disputa em 2022 enquanto o país vai sendo destruído em múltiplas frentes. Aqui estão aqueles que acreditam que a tarefa é desgastar o governo Bolsonaro, deixá-lo sangrar para que chegue nas urnas caindo pelas tabelas e, então, seja derrotado. Essa tática é de grande custo para o país, pois, junto com o presidente, definham nossa economia, educação, meio ambiente, ciência e tecnologia, as empresas públicas, ampliando drasticamente o drama do povo e da nação.

Contudo, para quem der resposta positiva, ou seja, enxergar perigo de ruptura democrática, exige-se ação. Estou entre esses.

A crise da democracia liberal é um fenômeno global e tem características próprias no Brasil. Somos um país de democracia recente, de baixa intensidade, com um sistema político que não reflete a diversidade do povo. É preciso tomar muitos cuidados. Bolsonaro é um aventureiro, sustenta seus movimentos e narrativas, quase sempre baseada em desinformação, notícias falsas, difundidas em escala industrial por um gigantesco sistema irrigado com dinheiro grosso e de origem duvidosa. Bolsonaro tentará um caminho autoritário até a última das possibilidades.

O impeachment é uma necessidade política. Essa saída é de difícil encaminhamento, é certo, pela maneira esperta como o tempo de Bolsonaro ópera o governo, com os métodos mais escabrosos da velha política que ele se elegeu criticando. Mas o que fazer? Persistir no esforço de isolar o presidente e ampliar a pressão, a partir das ruas, sobre sua base de apoio no Congresso. Isso exige ir além da política e social de esquerda e centro-esquerda.

Os partidos de esquerda e os movimentos populares precisam renunciar à sua agenda para o país na oposição ao Bolsonaro? Óbvio que não! Todos e cada um devem sustentar suas posições.

Mas só a edição de um movimento de amplitude semelhante às Diretas Já pode mudar qualitativamente o tabuleiro político, alterando a correlação de janela e pressionando o parlamento. Isso significa atrair partidos, movimentos e lideranças de centro, de centro-direita e de direita.

A questão é: cabe estruturar ações amplas, juntando todo esse caleidoscópio político, baseado na defesa da democracia e do impeachment de Bolsonaro? Creio que sim! Devemos lembrar a história. As Diretas uniram no mesmo palanque um usineiro e um operário; a vitória no Colégio Eleitoral veio com o racha do PDS.

Por outro lado, as forças conservadoras só conseguiram o impeachment contra Dilma quando o centro e o centro-direita foram polarizados pela direita e perdemos a maioria em legendas que até então participavam do governo. Se queremos mesmo o impeachment, é necessário mobilizar esses setores para o lado de cá.

Afastar Bolsonaro do poder dará possibilidade para o campo popular disputar o rumo do país, incluindo uma estratégia de desenvolvimento e a política econômica. Essa disputa é a do momento seguinte. Se ela ocupar o centro do debate sobre a frente ampla democrática contra Bolsonaro, inviabilizamos a construção necessária para barrar seus intentos golpistas.

Artigo publicado originalmente no Poder 360

Autor