Biden repete a política de imigração Trump contra haitianos

As relações dos Estados Unidos com o Haiti sempre foram marcadas pelo racismo.

Migrantes haitianos são perseguidos por policiais a cavala na fronteira do México com os EUA l Foto: AP Photo/Felix Marquez)

Em uma das maiores, mais rápidas e abruptas expulsões em massa de refugiados na história moderna do país, os Estados Unidos começaram a banir cerca de 12.000 haitianos acampados em uma cidade fronteiriça do Texas de volta ao Haiti. Invocando a autoridade executiva afirmada por Donald Trump, a administração Biden está aplicando a política de imigração Trump quando se trata de haitianos.

Os primeiros 320 migrantes enviados para Porto Príncipe, a capital haitiana, chegaram atordoados e angustiados. A maioria retornou a um país que haviam deixado anos atrás, migrando para o Brasil ou para o Chile para encontrar trabalho – e depois arriscando a perigosa viagem para a fronteira dos Estados Unidos na esperança de melhorar suas vidas. Na chegada ao Haiti, receberam 100 dólares, foram testados para a Covid-19, e partiram por conta própria.

Eles chegam a um país devastado por desastres naturais e caos político. O ex-presidente foi assassinado. Somente no mês passado, a ilha foi atingida por um terremoto devastador que matou mais de 2.200 pessoas e destruiu mais de 137.500 casas e cerca de 900 escolas. De acordo com a Agência de Proteção Civil do Haiti, menos da metade das 83.000 famílias afetadas receberam as rações alimentares de que necessitam.

Jean Negot Bonheur Delva, o chefe do escritório nacional de migração do Haiti, admitiu que o Estado haitiano é incapaz de fornecer segurança ou alimento aos deportados e defendeu uma “moratória humanitária”.

Qual é a medida de nossa humanidade? A administração Biden herdou uma política imigratória promovida por Donald Trump, que alimentou o medo dos imigrantes como parte de sua política de ódio racial. Ele baniu ilegalmente os imigrantes de países muçulmanos. Ele desprezou o que ele chamou de “países do buraco”, dizendo que só queria imigrantes de países brancos abastados como a Noruega. Ele caluniou os imigrantes haitianos como todos tendo AIDS. E, é claro, ele fez da construção do Muro uma metáfora para a América se fechar sobre si mesma.

Todos esses valores, leis e história dos Estados Unidos são traduzidos. Esta é, afinal de contas, uma nação de imigrantes. É também uma política projetada para falhar. Muitas poucas pessoas querem sair de suas casas, de suas comunidades ou de seus países. Eles empreendem uma migração perigosa e muitas vezes fatal apenas em desespero. Quando um lado de um muro é um deserto de oportunidades e o outro lado parece verde, nenhum muro ou exército de guardas impedirá as pessoas de assumir riscos para tentar salvar suas famílias.

O Haiti é a nação mais pobre do hemisfério; um país assolado por convulsões políticas e desastres naturais. No entanto, é uma nação e um povo orgulhoso. Em 1804, o Haiti tornou-se a segunda república do Hemisfério Ocidental (depois dos EUA), em que os escravos haitianos lutaram e derrotaram seus donos de escravos franceses, jogando fora seu poder colonial. O Haiti tornou-se o primeiro estado moderno a abolir a escravidão e o primeiro estado do mundo a ser formado a partir de uma revolta popular bem sucedida.

Um comerciante haitiano – Jean Baptiste Point DuSable – chegou aos Estados Unidos nos anos 1780 e é considerado o fundador de Chicago. Mas as relações dos Estados Unidos com o Haiti sempre foram marcadas pelo racismo. Temerosos do exemplo dado pela revolta dos escravos no Haiti, os Estados Unidos forneceram ajuda para tentar acabar com a rebelião. Quando a revolução foi bem sucedida, os interesses escravos nos EUA bloquearam o reconhecimento do novo estado até 1862, quando os estados do Sul se separaram.

Em 1914, a administração Wilson enviou fuzileiros americanos para o Haiti, iniciando uma ocupação que durou 20 anos. Os Estados Unidos assumiram o controle dos ativos do Banco Nacional Haitiano, reescreveram as leis haitianas para permitir que estrangeiros comprassem terras e reestruturaram a economia haitiana para atender aos interesses dos EUA.

Os rebeldes haitianos que lutaram contra a invasão foram submetidos a uma repressão brutal. O horror levou Smedley Butler, um general do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, a lamentar que “passei a maior parte do meu tempo sendo um homem poderoso de alta classe para os Grandes Negócios, para Wall Street e para os Banqueiros. Ajudei a fazer do Haiti e de Cuba um lugar decente para os garotos do National City Bank receberem as receitas”.

Em 1991, um padre católico, Jean-Bertrand Aristide, ganhou a presidência em uma eleição democrática com o apoio maciço dos pobres. Sete meses depois, os militares haitianos o removeram em um golpe que resultou em caos. Os militares norte-americanos voltaram a ocupar o Haiti de 1994 a 1997 para “estabelecer a paz”. Quando Aristide voltou e ganhou novamente a reeleição, os militares haitianos o removeram mais uma vez com o apoio das forças armadas americanas.

Até hoje, os refugiados haitianos recebem o que só pode ser chamado de tratamento discriminatório por parte deste país. Os migrantes cubanos, por exemplo, que são em sua maioria brancos, recebem tratamento especial, incluindo um caminho direto para a residência permanente. Imigrantes haitianos, geralmente de ascendência africana, têm sido negados, repetidamente, o alívio a que têm direito e devem superar obstáculos significativos para obter residência permanente legal.

Agora, mais uma vez, a situação dos refugiados haitianos testa a medida da humanidade desta administração e deste país. Será que os Estados Unidos simplesmente despejarão milhares de desalojados em um país que não tem como protegê-los? A administração continua a tratá-los de maneira diferente dos refugiados vindos da América Central?

Acredito que devemos medir todos os seres humanos por um critério. Nos Estados Unidos, milhões de pessoas estão entusiasmadas com os jogos de futebol no sábado e no domingo. O que os torna excitantes é que, embora o resultado seja desconhecido, sabemos que o campo de jogo é nivelado, as regras são públicas e os árbitros são justos. Nessas condições, todos podem competir e todos podem vencer. Os valores de nossa política externa não devem ser menos humanos do que os de nossa política interna. Para os refugiados – famílias em dificuldade – as regras devem ser claras e o campo de jogo deve ser uniforme.

Fonte: People’s Wolrd

Autor