Deputados acionam PGR por Guedes omitir filha na direção de offshore

O ministro da Economia omitiu, em declaração confidencial de informações (DCI), entregue em 11 de janeiro de 2019 à Comissão de Ética Pública do governo federal, a informação de que sua filha permaneceu na empresa mesmo após sua saída

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Os deputados do PSB Elias Vaz (GO), Lídice da Mata (BA) e Bira do Pindaré (MA) protocolaram uma representação contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, no Ministério Público Federal, por ter omitido do governo que sua filha, Paula Drumond Guedes, continuou como diretora da offshore que mantém nas Ilhas Virgens Britânicas mesmo após ele assumir o comando do Ministério da Economia.

“A nossa denúncia contra Guedes agora está nas mãos do Ministério Público Federal. Essa história do ministro envolver a família numa empresa em paraíso fiscal deve ser analisada com seriedade. Continuaremos cobrando também que ele venha à Câmara”, protestou o deputado Elias Vaz.

Segundo o documento, o chefe da equipe econômica omitiu, em declaração confidencial de informações (DCI) entregue em 11 de janeiro de 2019 à Comissão de Ética Pública do governo federal, a informação de que sua filha permaneceu na empresa mesmo após sua saída. Ele deixou o mesmo posto em dezembro de 2018 antes de assumir oficialmente o cargo de ministro.

Os deputados também pedem que o Ministério Público faça uma investigação sobre as operações realizadas pela offshore desde janeiro de 2019, “pois esta poderá ter sido beneficiada por decisões e informações oriundas do Ministério da Economia”.

“O formulário da DCI contém um campo para informações sobre familiares. Nele, Paulo Guedes afirmou não possuir nenhum cônjuge, companheira ou parentes, por consanguinidade ou afinidade, em linha reta ou colateral, até terceiro grau atuando em áreas afins à competência de seu cargo. A offshore, todavia, atua no mercado financeiro e é dirigida por sua filha”, argumentam os parlamentares na representação.

“Como visto, ele omitiu que sua filha, Paula Drumond Guedes, é a diretora da offshore que atua no mercado financeiro, também omitiu que sua esposa, Maria Cristina Bolívar Drumond Guedes, é sócia da Dreadnoughts International”.

Os deputados classificaram a postura de omissão do ministro da Economia como “grave” por considerar que as informações deveriam passar pelo crivo da Comissão de Ética do governo “diante da possibilidade de existir conflito de interesses”.

“Seria muita ingenuidade achar que eles [Guedes e Paula] não conversaram sobre questões econômicas e os rumos que nosso país trilhará. Ademais, o acesso prévio a uma única informação estratégica poderia ter gerado lucros expressivos no mercado financeiro. Por esse motivo é crucial que o Ministério Público Federal requeira o extrato operacional da offshore junto às bolsas de valores mundiais, uma vez que nossa economia influencia nos movimentos dos ativos financeiros nacionais e internacionais. A atuação do MPF é crucial para apurar a omissão e um possível uso de informações privilegiadas”, solicitam os parlamentares no documento enviado a Aras.

A ação encaminhada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, também foi protocolada pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

Fonte: PSB com informações do Valor Econômico