Adolescente que assassinou manifestantes do BLM é inocentado

Rittenhouse, 18, alegou autodefesa ao atirar em manifestantes do Vidas Pretas Importam em Wisconsin no ano passado. As vítimas eram brancas e também portavam armas, além de terem cumprido pena.

Protestos por ação policial que atirou nas costas de um homem negro e o paralisou.

Um júri nos Estados Unidos considerou Kyle Rittenhouse inocente de todas as acusações relacionadas ao tiroteio em uma manifestação contra a injustiça racial em Kenosha, Wisconsin, em agosto do ano passado.

Kyle Rittenhouse

Rittenhouse, agora com 18 anos, enfrentou uma potencial sentença de prisão perpétua por atirar mortalmente em dois manifestantes, Joseph Rosenbaum e Anthony Huber, e ferir um terceiro, Gaige Grosskreutz, durante os protestos em massa em 25 de agosto de 2020.

Na sexta-feira, um júri de 12 membros considerou Rittenhouse inocente de duas acusações de homicídio, uma de tentativa de homicídio e duas de colocar a segurança de forma imprudente em risco.

Os advogados de Rittenhouse durante o julgamento argumentaram que ele tinha o direito de carregar o rifle semiautomático que trouxe para a manifestação e agiu em legítima defesa após ser atacado, enquanto os promotores acusaram o adolescente de provocar  a violência mortal.

O caso amplamente assistido gerou um acirrado debate nos EUA sobre racismo, violência armada e vigilantismo (prática de suprematistas brancos de se armar preventivamente contra negros), com vários grupos de direitos civis e justiça racial denunciando o veredicto de sexta-feira como uma “farsa”.

Questionamento jurídico

“O veredicto no caso #KyleRittenhouse é uma farsa e não faz justiça em nome daqueles que perderam suas vidas enquanto se reuniam pacificamente para protestar contra a brutalidade e violência policial”, disse a NAACP, um grupo de defesa da justiça racial, em um tweet .

O Congressional Black Caucus, um grupo de legisladores federais negros, acrescentou: “É injusto que nosso sistema de justiça permita que um vigilante armado … fique livre”.

Morador de Illinois, Rittenhouse havia viajado para a vizinha Kenosha quando protestos eclodiram em agosto de 2020 depois que um policial branco atirou nas costas em Jacob Blake, um homem negro, paralisando-o.

As manifestações ocorreram em meio a distúrbios civis generalizados nas cidades dos Estados Unidos após a morte, três meses antes, de George Floyd, um homem negro desarmado, morto em Minneapolis por um policial branco.

Rittenhouse afirmou que estava em Kenosha para “proteger a propriedade dos desordeiros” e fornecer assistência médica a quem precisasse.

Mas a promotoria disse que o adolescente instigou a violência mortal. O promotor Thomas Binger mostrou repetidamente ao júri um vídeo drone que, segundo ele, mostrava Rittenhouse apontando uma arma do tipo AR-15 para os manifestantes.

“Você não pode se esconder atrás de legítima defesa se você provocou o incidente”, disse Binger durante seus argumentos finais. “Se você criou o perigo, você perde o direito de autodefesa ao trazer aquela arma, mirando nas pessoas, ameaçando a vida das pessoas. O réu provocou tudo. ”

A equipe de defesa de Rittenhouse também tentou retratar os manifestantes como aqueles que incitaram a violência.

Ficha criminal

Outro aspecto amplamente explorado no caso foi o fato das vítimas terem ficha criminal. Todas eram pessoas brancas que já haviam cumprido pena por violência, além de também estarem armadas na manifestação. Estes aspectos foram expostos no tribunal, na imprensa e nas redes de suprematistas brancos.

Joseph Rosenbaum

Joseph Rosenbaum, um homem de 36 anos residente em Kenosha, foi o primeiro homem assassinado por Rittenhouse na noite de 25 de agosto de 2020. Imagens do drone do encontro parecem mostrar Rosenbaum perseguindo Rittenhouse antes que o adolescente se virasse e disparasse quatro tiros à queima-roupa, atingindo-o fatalmente.

Rittenhouse testemunhou que agiu em legítima defesa depois que Rosenbaum ameaçou matá-lo e tentou agarrar sua arma, mas os promotores argumentaram que Rittenhouse provocou Rosenbaum no início da noite. O homem morto foi descrito com um histórico de abuso infantil, violência doméstica e 14 anos de prisão. Tinha acabado de receber alta de um hospital por tentativa de suicídio. Deixou uma filha pequena.

Anthony Huber

Anthony Huber, de 26 anos, perseguiu o adolescente e o atingiu com um skate antes da morte de Rosenbaum. Rittenhouse então atirou fatalmente em Huber uma vez no peito. O jovem inteligente e engraçado foi exposto pelo documentos do tribunal de Wisconsin pela condenação por violência doméstica e conduta desordeira em 2018. Ele também cumpriu pena na prisão em 2012 por sufocar o irmão.

Gaige Grosskreutz

Um terceiro homem, Gaige Grosskreutz, de 28 anos, levou um tiro no braço após se aproximar de Rittenhouse com uma arma de fogo.

Em resumo, Rosenbaum foi descrito como um criminoso sexual registrado que estava em liberdade sob fiança por uma acusação de agressão doméstica e foi pego em vídeo agindo agressivamente no início da noite. Huber era um criminoso condenado em um caso de estrangulamento que foi recentemente acusado de violência doméstica. Grosskreutz era condenado por um crime por uso de arma de fogo enquanto estava embriagado e estava armado com uma pistola ao ser baleado. Toda essa gente nervosa estava armada em meio a um protesto radicalizado, em que um adolescente racista de 17 anos, portava uma AR-15 e provocava os manifestantes.

Legítima defesa

Nos argumentos finais, Mark Richards, advogado de Rittenhouse, chamou Rosenbaum – a primeira pessoa que foi mortalmente baleada durante o protesto – de um “desordeiro” e um “louco” que foi atrás de Rittenhouse.

“O Sr. Rosenbaum foi baleado porque estava perseguindo meu cliente e ia matá-lo, pegar sua arma e cumprir as ameaças que ele fez”, disse Richards, acrescentando que Rittenhouse foi então atacado por uma “multidão”.

Rittenhouse tomou depoimento em sua própria defesa durante o julgamento, dizendo em depoimento dramático que temia por sua vida na noite do tiroteio fatal. “Eu não pretendia matá-los. Eu pretendia parar as pessoas que estavam me atacando ”, disse ele ao tribunal.

Em um revés para a acusação durante o julgamento, o juiz indeferiu uma acusação contra Rittenhouse por posse de arma de fogo por menor.

O veredicto de inocente parece ter se baseado na definição de legítima defesa na lei estadual de Wisconsin e na interpretação do júri dos vídeos do incidente. O cuidado excessivo com cada imagem do vídeo foi questionado, quando pessoas pretas são aprisionadas mesmo com provas contrárias.

Das agências internacionais

Autor