Messi: sete vezes ouro

O atleta argentino tornou-se o maior ganhador do cobiçado prêmio do futebol mundial, a Bola de Ouro

Messi conquistou a sétima Bola de Ouro da France Football l Foto: @francefootball/Instagram Leia mais em: https://placar.abril.com.br/placar/ao-vivo-acompanhe-a-premiacao-da-bola-de-ouro-de-2021/

O argentino Lionel Messi , no mesmo ano de sua consagração pela Seleção Argentina na Copa América, conquistou sua sétima Bola de Ouro nesta segunda-feira (29). Ao vencer o prêmio atribuído pela revista France Football, o jogador do PSG ultrapassar notáveis ​​jogadores de futebol como o polonês Robert Lewandowski – que ficou em segundo lugar-, o português Cristiano Ronaldo -o grande ausente da premiação e do pódio- e o italiano Jorginho -terceiro mais eleito- , entre outros membros proeminentes da categoria masculina.

Como se especulava antes da premiação, Messi conquistou a cobiçada bola de ouro pela sétima vez, depois de vencê-la em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019, e depois da pausa no ano passado quando a pandemia obrigou ao cancelamento do entrega do prêmio. Para Messi, o jogador de futebol que mais vezes conquistou a Bola de Ouro na história, a conquista deste 2021 teve um sabor especial, pois foi a primeira vez que já se consagrou sem a camisa do Barcelona.

Em 2021, Messi foi campeão, melhor jogador e artilheiro da Copa América 2021 com a Seleção Argentina – seu primeiro título na major-, artilheiro da LaLiga de España pela oitava vez com 30 gols em Barcelona – onde também conquistou o campeonato. Copa del Rey- e atualmente joga na Ligue 1 da França com a camisa do PSG.

A escolha do prêmio é feita por meio de votação, com a participação de 180 jornalistas especializados, um por país, que premiam um ranking de cinco indicados. O primeiro da lista recebe seis pontos, o segundo quatro, o terceiro três, o quarto dois e o quinto. O jogador que colher mais unidades ficará com o troféu.

A France Football, que entrega o prêmio anualmente desde 1956, fez uma lista de 30 indicados para a Bola de Ouro masculina, na qual o Messi venceu à frente de seu compatriota Lautaro Martínez e jogadores de futebol de destaque como Karim Benzema, Luis Suárez, Neymar , César Azpilicueta, Pedri, Nicolò Barella, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini, Gerard Moreno, Gianluigi Donnarumma, Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku, Rúben Dias, Bruno Fernandes, Phil Foden, Harry Kane, Mason Mount, Raheem Sterling, Erling Haaland, N Golo Kanté, Kylian Mbappé, Simon Kjaer, Riyad Mahrez e Luka Modric.

O “espinho” e uma dedicação especial

Ao discursar na cerimônia, Messi afirmou: “Há dois anos eu disse que foram meus últimos anos e imediatamente começaram a me perguntar quando eu ia me aposentar, e hoje tenho que estar aqui em Paris e estou muito feliz, muito animado e ansioso para continuar lutando por novos desafios. Não sei o quanto me resta, mas espero que seja muito, porque gosto muito de futebol, adoro isso e espero continuar jogando. ”

Messi dedicou parte de seus discurso à comissão técnica dirigida por Lionel Scaloni e aos seus companheiros da seleção nacional. O craque lembrou do “espinho” que o acompanhou todos esses anos de glória e as últimas seis bolas de ouro que ele conquistou.

“Quero agradecer a todos os meus companheiros de Barcelona, ​​Paris, a comissão técnica e meus companheiros da Seleção Argentina. Várias vezes tive que ganhar esse prêmio e senti que estava faltando alguma coisa, que tinha um espinho mão, e este ano foi tudo. Pelo contrário, porque consegui o sonho que tanto queria, depois de ter tido muitos tropeços e ter lutado tanto por isso. Acho que este prêmio é, em grande parte, por causa de o que fizemos na Copa América, por isso quero agradecer aos meus companheiros de seleção: isso é deles também ”, disse o argentino.

“Esta é uma noite especial para mim: minha esposa e filhos estão aqui de novo, meu pai, minha mãe, meu sobrinho, meu cunhado, e é a primeira vez que tenho que conquistá-la nesta cidade, então com certeza iremos comemorar ”, disse o atleta.  Antes de se despedir, não quis esquecer o artilheiro polonês que o acompanhou na reta final do mistério até que elucidou o vencedor do prêmio: “Quero dizer a Robert (Lewandowski) que é uma honra para mim disputar com ele. Acho que você merece sua Bola de Ouro, você mereceu no ano passado, você foi o justo vencedor e isso não poderia ser feito devido à pandemia, mas acho que você tem que tê-lo em sua casa também. “

Fonte: Pagina12