São Paulo elege Conselho Municipal do Livro e Bibliotecas neste sábado

A eleição para o Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de São Paulo ocorrerá neste sábado (11), das 10 às 16 horas, em todas as regiões da capital. Cada eleitor pode votar em até três candidatos. Conheça alguns deles.

A Biblioteca Mário de Andrade, na região central, é um dos locais de votação.

A eleição para o Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de São Paulo ocorrerá neste sábado (11), das 10 às 16 horas, em todas as regiões da capital.

Este colegiado de oito representantes da sociedade civil dialogará institucionalmente com as Secretarias Municipais de Cultura e Educação sobre as políticas públicas para o setor. Cada eleitor poderá escolher até três nomes entre os candidatos nas diferentes categorias.

Conselheiro da atual gestão, o cientista político Daniel Bilenky Mora Fuentes, presidente do Instituto Hilda Hilst, concorre na categoria “Mercado do Livro”. Daniel busca se reeleger “para defender que editoras e livrarias independentes ganhem mais espaço nas diversas políticas públicas para o setor, assim como mais apoio da Prefeitura para as feiras e festas literárias, em especial aquelas longe das regiões mais ricas da cidade”.

Para o jornalista e editor Cláudio Marcio Silvestre Gonzalez, que disputa na categoria “Escritores”, é essencial construir “políticas públicas que ampliem o calendário de feiras literárias, dando espaço para novas vozes literárias, além de também oxigenar livrarias e editoras independentes”. Autodefinido como “operário do livro”, Cláudio conduz a Editora e Livraria Anita Garibaldi, tendo trabalhado ao longo da sua vida profissional em todas as etapas da produção editorial e do economia do livro.

Na avaliação da educadora Amanda Ribeiro Panciera, que concorre na categoria “Educação Básica”, “a gestão do Conselho precisa se posicionar de forma a viabilizar um diálogo transparente com a comunidade escolar, englobando professores, gestores, estudantes e famílias, de modo a encurtar as distâncias entre eles e o universo do livro e da leitura”. Trabalhando atualmente em uma empresa de tecnologia educacional focada em letramento, com produção de materiais pedagógicos e estruturação da trajetória didática percorrida pelos estudantes, Amanda coordena o educativo de um instituto cultural visando exatamente a construção de pontes entre a literatura e a sala de aula.

A cartunista Laerte em manifestação de apoio ao PMLLLB

O que é o PMLLLB-SP?

O Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo é uma lei (16.333) instituída no município dia 18 de dezembro de 2015. Trata-se de uma enorme conquista para a cidade no que diz respeito às políticas públicas relacionadas ao livro e à leitura. Tem como princípios “o reconhecimento à literatura como direito humano, a compreensão de sua natureza formativa e o incentivo à imaginação, à criação e à educação literária” e “a defesa e a promoção da diversidade cultural, de gênero, étnico-racial, política e de pensamento”.

O cantor e compositor Zeca Baleiro demonstrando apoio ao PMLLLB-SP. Foto: Divulgação

Foi constituído por meio de um grupo de trabalho com especialistas e representantes da sociedade civil de maneira democrática e acessível às demandas postas. É um documento que visa “estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação”. Estipula metas de curto, médio e longo prazo, devendo obter resultados práticos de seis meses à dez anos desde que foi criado. Apresenta cinco eixos principais: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; desenvolvimento da economia do livro; e literatura. Outros princípios do Plano são garantia de acesso considerando as pessoas com deficiência, incentivo ao mercado do livro, à produção literária e à formação de leitores e interação com políticas estaduais e nacionais ligadas à área.

➡ ? Locais de votação:
Centro
BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE (Rua da Consolação, 94, Consolação).

Zona Leste

  • CEU JAMBEIRO (Av. José Pinheiro Borges, 60, Guaianases)
  • CEU AZUL DA COR DO MAR (Av. Ernesto de Souza Cruz, 2171, Cidade AE Carvalho)
  • CEU SÃO MATEUS (Rua Curumatim, 201, Parque Boa Esperança, Iguatemi)

➡ Zona Oeste
CEU BUTANTÃ (Rua Nazir Miguel, 849, Jardim Paulo VI)

Zona Norte

  • CEU JAGUARÉ (Av. Keikiti Simomoto, 80, Jaguaré)
  • CEU JARDIM PAULISTANO (R. Aparecida do Taboado, s/nº, Jardim Paulistano)

Zona Sul

  • CEU CAMINHO DO MAR (Rua Engº. Armando de Arruda Pereira, 5241, Jabaquara)
  • CEU PARELHEIROS (Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros)
  • CEU CASA BLANCA (Rua João Damasceno, 85, Jardim São Luís)

SAIBA: qualquer eleitor/a da Capital poderá votar em até 3 candidatos em qualquer uma das urnas instaladas na cidade!
Para votar, basta apresentar um documento oficial com foto

Fonte: Hora do Povo e Biblioo

Autor