China e Egito doam 500 mil vacinas à Palestina

Doses foram produzidas no Egito por meio de uma parceria entre a Holding do Egito para Produtos Biológicos e Vacinas (VACSERA) e a empresa biofarmacêutica chinesa Sinovac.

Khaled Abdel-Ghaffar (2º, à direita), ministro da Saúde do Egito e ministro do ensino superior, fala durante uma cerimônia para doar vacinas de COVID-19 produzidas conjuntamente pela China e Egito para a Palestina na sede da VACSERA em Gizé, Egito. Foto: Xinhua/Ahmed Gomaa

A China e o Egito doaram 500.000 doses de vacinas de COVID-19 à Palestina para impulsionar sua luta contra a pandemia, segundo informou a Embaixada da China no Egito. As vacinas foram produzidas no Egito por meio de uma parceria entre a Holding do Egito para Produtos Biológicos e Vacinas (VACSERA) e a empresa biofarmacêutica chinesa Sinovac, de acordo com Khaled Abdel-Ghaffar, ministro da Saúde e ministro do Ensino Superior do Egito, que participou de uma cerimônia realizada na sede da VACSERA no domingo para comemorar a doação.

“Celebramos a entrega de um lote de ajuda como um presente conjunto da China e do Egito para nossos irmãos palestinos na Faixa de Gaza”, disse Abdel-Ghaffar, segundo comunicado da Embaixada. Até o momento, o Egito produziu mais de 30 milhões de doses da vacina, e sua segurança e eficiência são garantidas, disse ele, acrescentando que o Egito realizou uma cooperação maravilhosa com a China desde o início da pandemia. “Este lote de ajuda à Palestina marca a primeira vez que o Egito envia suas vacinas de COVID-19 produzidas localmente para o exterior”, enfatizou ele.

O embaixador chinês no Egito, Liao Liqiang, que também esteve presente na cerimônia, descreveu a doação conjunta como um “passo novo e crucial” por meio do qual os governos chinês e egípcio cooperam para ajudar o povo palestino na Faixa de Gaza a combater a pandemia e aliviar a crise humanitária no país.

Segundo Liao, a doação demonstra que tanto a China quanto o Egito deram grande importância à saúde do povo palestino e à causa palestina. Também reflete o alto nível da parceria estratégica abrangente entre a China e o Egito. Como um amigo sincero do povo palestino, um país importante responsável e membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, a China continuará cooperando com a comunidade internacional, incluindo o Egito, para pressionar pela solução da questão palestina e contribuições para alcançar a paz e a estabilidade permanentes no Oriente Médio, disse o embaixador chinês.

Nidaa Barghouti, representante da Embaixada da Palestina no Egito, expressou sinceros agradecimentos à China e ao Egito, dizendo que os países são bons amigos do povo palestino. “O lado palestino elogia muito a China e o Egito por seu apoio consistente à causa justa do povo palestino”, disse ela, acrescentando que essas vacinas são de grande importância para o combate à pandemia.

Fonte: Agência de notícias chinesa Xinhua