Festival Vermelho: evento cultural comemora o centenário do PCdoB

O Festival acontecerá nos dias 25 e 26 de março, em Niterói (RJ), e vai reunir participantes de todo o país. A programação trará atividades culturais e políticas com artistas e personalidades nacionais e internacionais. A entrada será gratuita.

Há exatamente um século, o Brasil vivia acontecimentos emblemáticos da sua história. O primeiro centenário da sua independência, a Semana de Arte Moderna e a chegada de novas lutas com a fundação do Partido Comunista do Brasil (a sigla à época era PCB), no dia 25 de março de 1922.

Celebrando agora os 100 anos desse marco, a cidade de Niterói recebe, nos dias 25 e 26 de março de 2022, o “Festival Vermelho – Floresce a Esperança”, realizado pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG) e com o apoio do Portal Vermelho.

O Festival Vermelho – Floresce a Esperança” é uma festa inspirada em festivais internacionais como a Festa do Avante, do PCP, em Portugal, e a Festa do  l’Humanité, do PCF, na França. No comunicado em que anunciou o evento, o PCdoB informa que “o Festival Vermelho terá uma programação diversa, com shows, debates, feira de produtos culturais e gastronômicos, expressões da pluralidade cultural brasileira. Também haverá grande ato político e cerimônia de comemoração dos 100 anos do Partido Comunista do Brasil, com a presença de importantes lideranças políticas nacionais e internacionais.” Além de toda esta programação, que será gratuita, a cidade de Niterói oferecerá também agenda cultural paralela, de grande densidade artística e cultural, alusiva ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Todo o Festival acontece no Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais projetados pelo arquiteto comunista Oscar Niemeyer ao longo da orla de Niterói. As atividades, para todos os públicos, acontecem presencialmente, mas também contam com participações on-line, atividades em formato híbrido e transmissões ao vivo.

Jandira Feghali é coordenadora do Festival Vermelho

Para a coordenadora do evento, deputada federal Jandira Feghali “o Festival Vermelho será a celebração nacional do centenário do PCdoB, com muita densidade, com diversidade, com a rica expressão de nossas artes”. A parlamentar comunista acrescenta ainda que “o festival será um momento muito determinante em nossa história. Ao lado das celebrações regionais, o festival vai desdobrar em várias atividades.”

Com informações da Ascom do Festival Vermelho

Autor