Para evitar mais danos a Bolsonaro, ministro da Educação vai entregar cargo

De acordo com imprensa, Bolsonaro já resolveu aceitar o pedido de demissão que está sendo aguardado até o dia 1º

O ministro da Educação, Milton Ribeiro (Foto: Isác Nóbrega/PR)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, resolveu entregar o cargo como forma de evitar um desgaste ainda maior na pré-campanha eleitoral de Bolsonaro. Na semana passada, após os escândalos envolvendo liberação de verbas na pasta para prefeitos acompanhados de pastores, o presidente afirmou que colocaria “a cara no fogo” pelo ministro.

De acordo com imprensa, Bolsonaro já resolveu aceitar o pedido de demissão que está sendo aguardado até o dia 1º. Trabalha-se por uma “saída honrosa” para o ministro.

Nas conversas gravadas e divulgadas, o ministro admitiu atender aos pedidos dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.  “Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar, porque foi um pedido especial que o presidente fez para mim”, declarou o ministro envolvendo Bolsonaro no caso.

Reportagens do Estadão revelaram que ministro dividiu o comando do MEC com os dois pastores acusados de cobrar propina de prefeitos em troca de liberar recursos na pasta. “O Estadão mostrou com vídeos, fotos e agendas que o ministro recebia prefeitos a pedido dos pastores em seu gabinete e participava de eventos organizados por eles”, diz reportagem.

No Congresso, a saída do ministro também já é comentada. “A imprensa já dá como certa a demissão do ministro Milton Ribeiro, que transformou o MEC em balcão de negociatas de pastores propineiros. O problema é que, em se tratando de Bolsonaro, sempre pode piorar. A ver quem será o próximo. Que pesadelo sem fim”, afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) lembrou que Milton Ribeiro é o quarto ministro que Bolsonaro colocou no comando da Educação e que, segundo notícias, cairá em breve. “É o povo quem mais sofre com essas péssimas escolhas do presidente da República, que colecionam uma série de desastres na Educação do país. Fora Bolsonaro!”, protestou.

“Não dá mais para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, fingir que o problema não é com ele. Distribuíram até a Bíblia, em evento do MEC, com a fotografia do ministro e dos pastores que negociavam a liberação de verba pública no MEC em troca de propina”, criticou o senador Humberto Costa (PT-PE).

Autor