Bolsonaro admite culpa ao impor sigilo nas reuniões com pastores, dizem deputados

“Governo tem um padrão vergonhosamente escancarado: comete crime e decreta sigilo por 100 anos. Confissões de que devem muito à Justiça”, afirmou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA)

Bolsonaro com o pastor Gilmar (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Ao decretar sigilo de 100 anos nos encontros que teve com os pastores Gilmar dos Santos e Arilton Moura, acusados de cobrarem propina a prefeitos para a liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC), Bolsonaro age mais uma vez para dificultar as investigações contra escândalos de corrupção no seu governo.

Além disso, o presidente evita que os brasileiros tenham conhecimento do grau de envolvimento dele com os lobistas. O ex-ministro Milton Ribeiro, que deixou o cargo após o escândalo, dise que os pedidos do pastor eram prioridades por conta de Bolsonaro.

“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, diz Ribeiro numa gravação obtida pela Folha de S.Paulo. “Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, complementou Ribeiro.

Contra um pedido feito pelo PT ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja feita uma investigação eleitoral, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que o ex-ministro fez “menção indevida” ao nome do presidente.

De acordo com o jornal O Globo, que teve seu pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI) negado, Bolsonaro se encontrou ao menos três vezes com os pastores lobistas.

No entendimento de parlamentares de oposição, o presidente confessou sua culpa no episódio. “CONFISSÃO DE CULPA! Bolsonaro decreta sigilo nos documentos sobre o escândalo de corrupção dos pastores no MEC. Está com medo porque sabe que tem digital dele na roubalheira. GOVERNO DE LARÁPIOS!”, reagiu no Twitter o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Governo tem um padrão vergonhosamente escancarado: comete crime e decreta sigilo por 100 anos. Confissões de que devem muito à Justiça”, afirmou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

Com essa medida, na opinião da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), Bolsonaro assina a sua confissão de culpa no esquema de corrupção no Ministério da Educação. “Quem não deve, não teme, mas eles têm muito o que esconder! GOVERNO CORRUPTO!”, postou.

O líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar (PT-SP), vê o governo amedrontado: “Será que tem medo de ir pra cadeia o miliciano? Quem deve, teme. E esse aí teme muito”, disse.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF) o sigilo é inaceitável. “É assim que age o governo que ‘não tem corrupção’. Esconde, impede investigações, joga a sujeira para debaixo do tapete. Transparência zero!”, criticou.

“DE NOVO! Sempre que um escândalo de corrupção vem à tona, o Planalto decreta SIGILO sobre o assunto. Dessa vez, a blindagem é sobre os encontros de Bolsonaro c/ os pastores lobistas do MEC. Bolsonaro está sempre c/ a corda no pescoço, mas a mamata impera no seu governo! Corrupto!”, reagiu a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Senado

O líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que colhe assinaturas para instalar uma CPI na Casa a fim de investigar o balcão de negócio no MEC, diz que o sigilo reforça sua causa. “Vai vendo, Brasil! Primeiro, uma força-tarefa para travar a #CPIdoMEC no Senado. Agora, sigilo na agenda de Bolsonaro com os lobistas envolvidos no #BolsolaodoMEC. Eles têm muito a esconder e o desespero está batendo. Mais motivos para a CPI do MEC!”, publicou nas redes sociais.

“URGENTE! Bolsonaro assinou a sua confissão de culpa. O Planalto decretou sigilo nas informações sobre os encontros do presidente com pastores lobistas do MEC. Ele quer esconder aquilo que todo mundo já sabe: tá envolvido até o talo com a corrupção no Ministério da Educação”, reagiu o senador Humberto Costa (PT-PE).

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) também cobrou CPI: “Urgente! Planalto blinda Bolsonaro e decreta sigilo sobre encontros do presidente com lobistas que atuaram no MEC. O que Jair Bolsonaro conversou em segredo com esses operadores? O que estão escondendo? CPI do BOLSOLÃO DO MEC já!”

Autor