Coletivo Camaradas cria núcleo sobre Direito à cidade

Os contrastes das cidades é resultado da distribuição desigual do capital, essa é uma das compreensões de quem luta pelo direito à cidade.

Nesta segunda-feira, 18, foi criado o Núcleo sobre Direito à cidade pelo Coletivo Camaradas que será composto de arquitetos, urbanistas, geógrafos e pessoas interessadas na discussão sobre a cidade. A Ideia do núcleo é servi como apoio para os movimentos comunitários, no sentido refletir sobre questões urbanas e de infraestrutura e pensar alternativas arquitetônicas e urbanísticas, a partir do olhar das comunidades.

Para arquiteta Flavia Alves, é imprescindível discutir com os movimentos sociais a questão sobre o Direito à Cidade. Ela destaca que a população precisa se reconhecer na cidade e a informação é um dos caminhos.

Ráyra Félix destaca que a cidade impacta diretamente na vida da população. A arquiteta enfatiza que existe a necessidade de trazer as questões do planejamento urbano para o cotidiano das lutas sociais.

Para urbanista Wennyta Pinheiro esse núcleo proporcionará entender a importância da construção coletiva do espaço urbano. “Queremos trabalhar a educação de base sobre a cidade”, diz Wennyta.

Uma das ações que será desenvolvida pelo núcleo são os passeios fotográficos no Território Criativo do Gesso em que serão abordadas questões sobre mobilidade urbana, acessibilidade, infraestrutura, espaços de lazer, etc.. O Passeio Fotográfico acontecerá no dia 14 de maio.