Emmanuel Macron é reeleito presidente da França

Atual presidente foi reeleito com 58,2% dos votos válidos diante de 41,8% da candidata da extrema direita, de acordo com os primeiros resultados divulgados neste domingo (24).

Foto: ERIC FEFERBERG / AFP

Pela segunda vez consecutiva, Emmanuel Macron, do partido República em Marcha, venceu as eleições presidenciais na França contra Marine Le Pen (Reunião Nacional). De acordo com a Rádio França Internacional, Macron obteve 58,2% dos votos válidos diante de 41,8% da candidata da extrema direita. 

As projeções divulgadas no início da noite são uma estimativa realizada por institutos de pesquisa a partir da apuração de votos de uma mostra de seções de eleitores em todos os territórios do país. Os números serão aprimorados ao longo da noite conforme a apuração avance. Segundo esses primeiros dados, após uma campanha marcada pela guerra na Ucrânia e pela alta da inflação, que afetou o poder aquisitivo da população, os franceses decidiram apostar novamente em Emmanuel Macron. 

Muitos dos eleitores de Macron foram às urnas para bloquear a chegada ao poder da extrema direita, com a candidata Marine Le Pen, que admitiu a derrota minutos após o fechamento das urnas.

Macron é o primeiro presidente a ser reeleito na França desde o conservador Jacques Chirac (1995-2007). “Obrigado por estarem aqui novamente”, disse aos mesários após votar na cidade costeira de Le Touquet, no norte francês, neste domingo, de acordo com o portal G1. Marine Le Pen já havia votado mais cedo em seu reduto de Hénin-Beaumont, também no norte do país.

Com informações dos portais da RFI e do G1.