Covid-19: Com 185 mortes em 24 horas, Brasil volta a acelerar mortes

Pela primeira vez desde a segunda semana de fevereiro, o cenário começa a apresentar alta de óbitos na maioria dos estados brasileiros. A baixa procura pelas vacinas, devido a uma falsa sensação de fim da pandemia, pode estar favorecendo a piora nos índices.

O Ministério da Saúde divulgou hoje (29) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 30,4 milhões de casos confirmados da doença e 663,4 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 29,5 milhões (97 % dos casos). Isso representa uma aceleração constante de mortes há três dias, segundo cálculo do consórcio da imprensa.

Pela primeira vez desde a segunda semana de fevereiro, o cenário começa a apresentar alta de óbitos na maioria dos estados brasileiros, embora os estados mais populosos ainda não reproduzam esse cenário. São 12 em alta contra 9 mais o DF em queda (RS, DF, BA, PE, AM, PR, PI, AL, SE, ES). Apenas PA, CE, PB, AP, MG ainda mantém estabilidade de números.

Segundo o o epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, a flexibilização nos protocolos sanitários, que causaram uma falsa sensação de que a pandemia acabou, leva a uma baixa procura da população pelos imunizantes da covid-19, que pode estar relacionada com ao aumento das mortes. É o que sugere ressaltando a importância da imunização continuar para que os números de mortes pela doença se mantenham em queda.

“É insistir na vacinação, nessa fase da pandemia, quando o próprio governo do Amazonas desestimula a população geral ao utilizar da máscara em ambientes fechados. Essa desobrigação do governo e das prefeituras que acaba gerando essa falsa sensação de fim de pandemia”, critica Orellana.

Em 24 horas, o ministério registrou 185 mortes. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +20%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença. A curva volta a apontar aumento nas mortes por covid após 71 dias em estabilidade ou queda.

Gráfico revela que, antes de terminar a semana, dados já apontam aumento de óbitos na comparação com semana anterior.

De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 14,1 mil novos casos confirmados da doença. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 13.548, variação de -9% em relação a duas semanas atrás.

Gráfico de contágios ainda não confirmou a aceleração, mas já se aproxima de fechar o sábado acima da semana anterior.

Estados

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 5,3 milhões de casos e 168 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (3,3 milhões de casos e 61,2 mil óbitos); Paraná (2,4 milhões de casos e 43 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,3 milhões de casos e 39,2 mil óbitos). 

Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia não registraram morte por Covid em 24 horas. No Acre, também não houve qualquer registro de novo caso no período. Em Rondônia, houve revisão de 1 óbito para baixo devido a um caso de duplicidade.

Conforme o vacinômetro do Ministério da Saúde, 413,5 milhões de doses de vacinas contra contra a covid-19 já foram aplicadas, sendo 174,7 milhões (primeira dose); 154,4 milhões (segunda dose); além de 74,7 milhões (dose de reforço) e 1,4 milhão (segunda dose de reforço). 

Maioria dos estados está em aceleração constante de óbitos há três dias.
Boletim diário do Ministério da Saúde
Boletim diário do Ministério da Saúde – 29/04/2022/Divulgação/ Ministério da Saúde

Vacinação: 76,35%

Os dados do consórcio de veículos de imprensa desta sexta-feira (29) mostram que 164.029.566 brasileiros estão totalmente imunizados ao tomar a segunda dose ou a dose única de vacinas. Este número representa 76,35% da população total do país. A dose de reforço foi aplicada em 86.321.010 pessoas, o que corresponde a 40,18% da população.

A população com 5 anos de idade ou mais (ou seja, a população vacinável) que está parcialmente imunizada é de 88,53% e a população com 5 anos ou mais que está totalmente imunizada é de 81,95%. A dose de reforço foi aplicada em 53,36% da população com 18 anos de idade ou mais, faixa de idade que atualmente pode receber o reforço da vacinação.

No total, 11.784.483 doses foram aplicadas em crianças, que estão parcialmente imunizadas. Este número representa quase 57,48% da população nessa faixa de idade que tomou a primeira dose. Ainda nesta faixa, 5.375.732 estão totalmente imunizadas ao tomar a segunda dose de vacinas, o que corresponde a 26,22% da população deste grupo.

Autor