Advogado colombiano denuncia irregularidades nas eleições

Alerta foi feito em entrevista ao Tercer Canal, de onde a Agência ComunicaSul acompanha o processo eleitoral

Miguel Angel del Rio Malo, coordenador da rede jurídica conformada pela coalizão Pacto Histórico, destaca importância da população “ir às urnas para derrotar as máfias”

“Recebemos denúncias das esposas de motoristas de ônibus que estão sequestrados, em cárcere privado, por donos de empresas no departamento [estado] do Atlântico. Eles tiveram retidos seus títulos eleitorais. Isso é gravíssimo e estamos nos mobilizando para garantir que possam exercer o seu direito ao voto”, afirmou o advogado Miguel Angel del Rio Malo, coordenador da rede jurídica conformada pela coalizão Pacto Histórico para acompanhar as eleições presidenciais deste domingo (29).

Em entrevista ao Tercer Canal, de onde a Agência ComunicaSul acompanha o processo em tempo real, o advogado alertou que este é apenas um entre tantos exemplos que atentam abertamente contra a democracia e, particularmente, as candidaturas oposicionistas de Gustavo Petro e Francia Márquez, que lideram com folga todas as pesquisas de opinião.

Leia também: Colombianos votam hoje para presidente sob riscos de fraudes

“Temos nada menos que oito mil fiscais eleitorais do Pacto Histórico que, até às 11 horas, não reeberam as credenciais da Controladoria, que tinham sido solicitadas desde março. Estão sem o seu direito básico de acompanhar o processo”, explicou. Miguel Angel evidenciou que tal fato é “alarmante e estamos divulgando para as autoridades e meios de comunicação”. “É grave porque são precisamente os fiscais eleitorais que garantem a legitimidade deste processo”, declarou, esclarecendo que também abundam denúncias na região do Caribe.

Ao mesmo tempo, informou, “temos postos de compra e venda de votos pela direita”. Aí o eleitor recebe metade do valor antes de ir à cabine eleitoral e a outra metade depois que comprovou ter votado em Fico Gutiérrez – o candidato da direita”, explicou.

Além disso, temos a falta de auditoria do software, uma vez que não temos o acompanhamento da comunidade internacional para verificar o que está acontecendo. “Portanto é preciso fiscalizar e deixar apontadas essas ações”, acrescentou.

Leia também: Colômbia: Mídia sabota a paz e também precisa abandonar as armas

Na avaliação de Miguel Angel, “é hora de sair às ruas massivamente neste dia histórico para destruir as máfias eleitorais, e construir um sistema democrático que respeite a decisão dos cidadãos”.

*A reprodução deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e a lista de entidades e organizações que apoiam esta cobertura, como no rodapé a seguir.

Esta cobertura é feita pela Agência ComunicaSul graças ao apoio das seguintes entidades: da Associação dos/das Docentes da Universidade Federal de Lavras-MG, Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe), Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA), jornal Hora do Povo, Diálogos do Sul, Barão de Itararé, Portal Vermelho, Intersindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Bancários do Piauí; Associação dos Professores do Ensino Oficial do Ceará (APEOC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-Sul), Sindicato dos Bancários do Amapá, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim-MG, Sindicato dos Correios de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Resíduos e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp Sudeste Centro), Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal do RS (Sintrajufe-RS), Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Químicos de Campinas, Osasco e Região, Sindicato dos Servidores de São Carlos, mandato popular do vereador Werner Rempel (Santa Maria-RS), Agência Sindical, Correio da Cidadania, Agência Saiba Mais e centenas de contribuições individuais.

Fonte: ComunicaSur


Autor