Senadores querem ir ao Amazonas apurar sumiço de jornalista e indigenista

Por decisão de maioria simples do plenário, uma comissão externa pode ser criada para atuar durante 60 dias. Ela será composta por nove membros titulares

Bruno Pereira e Dom Phillips (Foto: Reprodução)

Os senadores analisam, nesta segunda-feira (13), a proposta de criação de uma comissão externa para investigar o caso do jornalista inglês Dom Phillips e o do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira, ambos desaparecidos há oito dias no Vale do Javari, a oeste do Amazonas.

A solicitação foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues e apresentada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A comissão é criada por decisão de maioria simples do plenário para atuar durante 60 dias. Ela será composta por nove membros titulares.

Para Randolfe, a necessidade de apuração do caso se dá diante dos recorrentes ataques aos defensores do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Além disso, é uma forma de apurar omissões na proteção de ativistas ambientais e o estímulo a ataques àqueles que atuam em prol da preservação da floresta.

Leia também: PF nega ter encontrado os corpos de jornalista e indigenista no Amazonas

“Os responsáveis diretos e indiretos não podem ficar impunes. Estamos vivendo uma realidade de violência que choca o Brasil. É necessário apurar para que situações assim jamais se repitam”, afirmou Randolfe.

Região do Vale do Javari (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)

Nota

Em nota, a Polícia Federal negou ter encontrado os corpos do indigenista e do jornalista. “O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal do Amazonas, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips”, diz.

Segundo a PF, de acordo com o que já foi divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos. “Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados”, assegura.

Mais cedo, a mulher do jornalista britânico Dom Phillips, Alessandra Sampaio, disse que os corpos haviam sido encontrados, mas ainda precisa ser feito a perícia a fim de confirmar a identificação.

De acordo com o jornalista ambiental André Trigueiro, que recebeu a informação da mulher do jornalista, a Polícia Federal (PF) passou a mesma informação à Embaixada da Inglaterra.

Autor