Lula promete demarcação e fim de garimpo em terras indígenas

Ex-presidente participa de ato em Uberlândia pela primeira vez ao lado de Alexandre Kalil, candidato ao governo de Minas Gerais.

Reprodução

Pela primeira vez ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), candidato ao governo de Minas, o pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou hoje sua tristeza diante das últimas notícias sobre o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, e assumiu o compromisso de que em seu governo haverá demarcação de terras e será decretado o fim da garimpagem em terras indígenas.

O compromisso foi assumido na noite de hoje diante de milhares de militantes partidários que lotaram o ginásio do Centro Universitário do Triângulo (Unitri), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento contou ainda com as presenças do candidato a vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB); do candidato à reeleição ao Senado, senador Alexandre Silveira (PSD); do candidato a vice-governador de Minas, deputado André Quintão (PT), dentre outras lideranças nacio0nais e regionais.

Leia também: Bolsonaro precisa pagar pelos crimes na Amazônia

Uberlândia foi o quarto município mineiro a receber Lula após o lançamento de sua pré-candidatura, tendo visitado Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. No ato de hoje também participaram a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o deputado federal pelo PSD do Amazonas, Marcelo Ramos, a vereadora Dandara, do PT de Uberlândia, além de lideranças indígenas como Célia Xacriabá e pré-candidatos da aliança em torno de Lula em Minas, como o ex-ministro de Transportes do governo Lula, Anderson Adauto, do PCdoB de Uberaba.

O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais de Lula. Depois de Uberlândia, Lula segue hoje para o Nordeste, onde vai participar de encontros com a militância em Natal (RN), Maceió (AL) e Aracaju (SE).

Drone

Antes do ato a Polícia Militar de Uberlândia prendeu o produtor rural do município, Rodrigo Luiz Parreira, que comandou um ataque de drone que jogou um líquido usado para espantar moscas nas pessoas que se concentravam na Unitri para participar do ato com Lula. Junto com ele também foram detidos seus cúmplices Charles Wender Oliveira Souza e Daniel Rodrigues de Oliveira, que responderão a inquérito. Os dois são da vizinha Ituiutaba e do Estado de Goiás, respectivamente. Todos foram liberados após prestar depoimento.