Carla Zambelli é condenada a indenizar deputadas em R$ 35 mil por divulgar Fake News

O caso ocorreu em fevereiro, após publicações da acusada nas redes sociais. A vice-presidenta do PCdoB, Manuela D´Avila também foi vítima, sua imagem fazia parte da mesma publicação.

Imagem da página do PSOL

Carla Zambelli (PL/SP), parlamentar da tropa de choque bolsonarista foi condenada a indenizar em R$ 30 mil as deputadas federais Sâmia Bonfim (PSOL/SP) e Talíria Petrone (PSOL/RJ) por associar as deputadas a “figuras demoníacas” e ao genocídio. O caso ocorreu em fevereiro, após publicações da acusada nas redes sociais. A vice-presidenta do PCdoB, Manuela D´Avila também foi vítima, sua imagem fazia parte da mesma publicação.

Carla publicou imagens das três ostentando chifres e olhos vermelhos, remetendo a um contexto demoníaco, estampando a expressão “esquerda genocida”.

Leia também: Bolsonaro é condenado a indenizar jornalista por ofensa à honra

Além do pagamento,  ela foi condenada a apagar as publicações das redes sociais. Ao julgar o caso, a juíza Junia de Souza Antunes disse que a acusada se afastou do propósito de manifestar opinião e fez abuso da liberdade de expressão. Afirmou ainda que a atitude de Carla foi “imoderada e evidentemente ofensiva”.

Pelas redes sociais, as deputadas do PSOL comentaram a condenação da bolsonarista. “Venceu a verdade contra a difamação e o ódio. A Justiça Federal de São Paulo acaba de condenar Carla Zambelli, notória propagadora de Fake News, por danos morais contra mim e Taliria Petrone”, comemorou Sâmia Bonfim. Ela lembrou que “a internet não é terra sem lei e os bolsonaristas terão que aceitar isso nem que seja na marra”, afirmou.

Já Talíria Petrone disse que “o motivo da condenação não é surpresa. Não é de hoje que ela [Carla Zambelli] e a claque bolsonarista perdem tempo em nos atacar. Mas essa turma, que só consegue se mobilizar pelo ódio, não vai durar muito tempo. Precisam entender que na democracia não vale tudo”.   

Autor