Globo rebate bolsonaristas: vídeo não simula atentado a presidente

Segundo produtora, “Ruy Guerra filmou um longa-metragem de ficção que será lançado no final de 2023, portanto não há qualquer relação com o processo eleitoral”

A TV Globo e a produção do filme A Fúria, de Ruy Guerra, negaram que cenas do longa-metragem simulam um atentado a Jair Bolsonaro. Neste sábado (16), bolsonaristas espalharam nas redes sociais que a fake news de a emissora estaria envolvida num projeto que estimularia a população a assassinar o presidente.

“Ruy Guerra filmou um longa-metragem de ficção que será lançado no final de 2023, portanto não há qualquer relação com o processo eleitoral e, muito menos, forjar fake news simulando um fato real. O fato ilegal neste caso é a divulgação de uma cena retirada do contexto da história que será contada”, informou, por meio de nota, a produtora. Segundo o texto, Guerra não falara sobre o assunto até a finalização do filme.

Sem provas, o ex-secretário da Cultura Mário Frias disse haver “rumores de que o vídeo foi feito no Projac” – o que também foi negado pela emissora. “A Globo não tem nenhuma série, novela ou programa com esse conteúdo. Segundo foi informada, a gravação seria de um filme do cineasta Ruy Guerra chamado A Fúria, que pretende fechar a trilogia iniciada com Os Fuzis, de 1964, e A Queda, de 1976”.

Segundo a nota da Globo, “o Canal Brasil tem uma participação de apenas 3,61% nos direitos patrimoniais desse filme, mas jamais foi informado dessas cenas e, como é praxe em casos de cineastas consagrados, não supervisiona a produção. Embora tenha participação acionária no Canal Brasil, a Globo não interfere na gestão e nos conteúdos do canal”.

Apesar dos esclarecimentos, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, pediu para a Polícia Federal instaurar “inquérito policial” para “completa apuração dos fatos”. Pelo visto, os bolsonaristas continuarão a apelar para fake news em busca da cada vez mais improvável reeleição do presidente.

Autor